Software de agendamento: por que ele é necessário?

Software de agendamento: por que ele é necessário?

A solução capaz de oferecer uma experiência totalmente diferenciada e moderna no atendimento e gestão da sua clínica já foi criada. Estamos falando de uma invenção que alterou, para sempre, a rotina de médicos, recepcionistas e demais profissionais que trabalham para salvar vidas. Medicina e Tecnologia são grandes aliados e um dos grandes exemplos disso é a presença de software de agendamento nas clínicas e hospitais.

Organização, agilidade e facilidade de contato. Essas são algumas características de um software de agendamento para clínicas. Com tudo isso, cabe dizer que se trata de um investimento capaz de contribuir com o atendimento e atrair novos pacientes.

A ferramenta também melhora a relação com o paciente. Isso porque ajuda a deixá-los mais satisfeitos, oferecendo um atendimento mais eficiente logo na recepção.

Depois de conhecer as vantagens que um software de agendamento pode trazer para sua clínica, você entenderá porque ele é a solução apresentada na abertura do texto. Siga a leitura!

Vantagens do software de agendamento em uma clínica

A rotina de trabalho na sua clínica e a gestão do atendimento nunca mais serão as mesmas com um software de agendamento. Que tal conhecer as vantagens desses sistemas e analisar a adesão a um deles em seu consultório? Vamos lá!

Efetividade no atendimento

Quando o assunto é saúde, cada segundo pode custar uma vida. Por isso, tão importante quanto oferecer um atendimento excelente dentro do consultório, o médico precisa da garantia que sua equipe contribui para atender com agilidade os pacientes.

Se os atendentes desperdiçam muito tempo atrás de papéis, sempre que um novo atendimento começa, algo está errado. Os minutos antes da consulta costumam ser de ansiedade, então, o atendimento na clínica deve ser ágil e, assim, contribuir para o bem estar do paciente.

A boa notícia é que o software para agendamento online auxilia nessa tarefa. Com ele, o atendimento da recepção e, em seguida no consultório, melhora consideravelmente, pois as informações do paciente podem ser acessadas pelos profissionais da clínica em poucos cliques.

Acesso de dados da clínica pela nuvem

Uma das principais mudanças no mercado, é a possibilidade de trabalho remoto, uma realidade que alterou diversas profissões. Um software de agendamento de qualidade deve oferecer aos profissionais da clínica o acesso através da nuvem.

Utilizando esse sistema, é possível ver e alterar informações de qualquer lugar, a qualquer hora, necessitando apenas de conexão com a internet. Essa novidade também torna os médicos mais produtivos. Isso porque eles não precisam mais estar no consultório para acessar determinados dados da clínica quando isso é necessário.

O sistema na nuvem também permite que o paciente faça o agendamento de consultas de forma online. Para isso, basta entrar no site da clínica e pedir atendimento nos horários disponíveis. Depois, a secretária é notificada automaticamente no sistema.

A nuvem oferece outra vantagem inestimável para clínicas: segurança. Os arquivos dos pacientes ficam armazenados na nuvem e não nos papéis, no HD de um computador, ou em um servidor interno.

Corte de gastos

Não temos dúvida que o software de agendamento veio para facilitar a vida de quem atende e de quem é atendido. Se antes era necessário gastar com telefonemas para agendar a consulta, com o sistema, é possível fazer isto de forma online.

O paciente economiza ligações e a clínica poupa tempo e dinheiro, afinal, não necessitará de atendentes focados na tarefa que o software desempenha com eficiência e agilidade.

Redução de erros no agendamento

Errar é humano, mas errar no agendamento é um problema que precisa ser evitado em uma clínica. As agendas de papel estão muito propícias ao erro. É muito comum nas clínicas que ainda utilizam o modelo, por exemplo, duplicar o horário de um atendimento, deixando os pacientes irritados com a desorganização.

Outro problema é esquecer de registrar um pedido de cancelamento, deixando a agenda do médico ociosa. Esses erros desaparecem com o software de agendamento. Os ganhos de organização são muito valiosos e recompensadores.

Menos faltas dos pacientes

Você sabia que alguns pacientes podem deixar de ir a uma consulta por esquecimento? Esse também é um problema que o software ajuda a resolver. A clínica pode programar o envio de SMS para lembrar os pacientes da suas consultas. A confirmação ocorre de forma online, tudo via sistema.

Esse é um grande diferencial e também um sinônimo de modernidade. Mais do que isso, é uma funcionalidade que gera economia, pois as ligações para os pacientes confirmarem as consultas são dispensadas.

Melhorias na gestão da clínica

gestão da clínica e dos seus rendimentos também é importante para a continuidade dos serviços. O software para agendamento de consultas pode trazer mais esse benefício. O sistema ajuda médicos e demais profissionais a gerenciar a empresa, controlar o financeiro e aumentar os lucros.

O sistema ajuda a atender bem, gerando sensação positiva no paciente, o que pode resultar em recomendações. O software também pode reduzir as ausências dos pacientes e preencher com mais facilidade os horários disponíveis.

As melhorias na agenda também contribuem para fazer o fluxo de caixa e o fechamento mensal, pois a conferência de dados é mais rápida e as falhas em operações matemáticas inexistem.

Além disso, cabe ressaltar que as informações de agendamento das consultas, em detalhe, como o número de atendimentos e o total de cancelamentos no mês, são cruciais para a gestão da clínica enquanto negócio. O software de agendamento tem relatórios e outras informações relevantes para o gerenciamento da clínica.

Encontre um software especializado

Mais do que contratar um software de agendamento para sua clínica, você precisa de um serviço que preze pela excelência e ajude os médicos e demais profissionais a entregar o melhor atendimento.

O MDMED está há mais de 20 anos no mercado e atua criando tecnologia e soluções para clínicas e consultórios. Se você busca um sistema robusto e completo para lidar com agendamento e toda a gestão da clínica, o MDMED desktop vai ser útil.

Procura uma solução que pode ser usada na nuvem? O MDMED WEB é a solução mais indicada para sua necessidade.

Gostou da leitura? Compartilhe suas dúvidas e comentários abaixo!

MAIS POSTS