Por que o atendimento personalizado é importante para a sua clínica?

Atendimento personalizado

O atendimento personalizado é um grande diferencial e com certeza é capaz de fazer uma grande diferença na escolha de prestadores de serviço.

Embora confiança, tecnologia, profissionais experientes e procedimentos de qualidade são fatores fundamentais que as pessoas buscam quando procuram uma clínica.

Para falar especificamente desse tipo de estabelecimento, hoje preparamos um post dedicado a explicar por que, afinal, o atendimento personalizado é tão importante.

Para isso, é relevante ressaltar que a relação clínica versus paciente é um fator fundamental no atendimento e ela precisa ser fortalecida.

Interação com qualidade, entendimento das necessidades dos pacientes e humanização dessa abordagem fazem com que o atendimento seja totalmente diferenciado.

Preparado para saber como personalizar isso em sua clínica?

Confira:

Importância do atendimento personalizado para o tratamento e suas vantagens

Além das questões técnicas, uma clínica que queira se diferenciar precisa enxergar o paciente como parte indissolúvel do atendimento.

 

Ou seja, ela precisa considerá-lo em sua esfera humana.

 

Isso irá trazer vantagens e possibilidades melhores para a relação e para o tratamento. Veja primeiro quais os possíveis benefícios:

Confiança para o paciente

 

Principalmente ao lidar com algo tão delicado e importante e valioso para a vida das pessoas, que é a saúde, uma clínica precisa inspirar confiança.

Essa confiança é adquirida com demonstração de preocupação, importância, interesse em atender bem aquele paciente, em tirar suas dúvidas, em proporcionar as melhores condições, tanto físicas, de infraestrutura e de tecnologia, quanto de acolhimento, para que se sinta tranquilo, amparado por profissionais competentes.

Maior nível de participação no tratamento

Em seguida, a importância do atendimento personalizado se reflete em maior esclarecimento e engajamento do paciente para a realização do tratamento que for necessário.

Nesse ponto, o papel do paciente também é fundamental para que os cuidados com sua saúde tenham os melhores efeitos possíveis. A conscientização e o convencimento do paciente de que seu tratamento necessita de prioridade são essenciais para o bem-estar e a saúde dele.

Por isso, analisar caso a caso e tratar cada paciente de acordo com seu quadro é imprescindível não só para que o atendimento personalizado aconteça, mas principalmente para que ele atinja resultados melhores para sua situação em específico.

Assim, voluntariamente ele compreende o que precisa fazer para contribuir mais com sua recuperação e seu melhor prognóstico.

Fidelização do cliente

 

Quando um paciente encontra uma clínica e uma equipe em que confia, tudo muda.

Para isso, uma equipe prestativa e interessada pode tirar-lhe os receios, explicar como a clínica trabalha, os recursos que utiliza e transmitir credibilidade.

Também é importante que a clínica tenha um bom conhecimento do quadro de quem irá atender e saiba expor e propor as melhores soluções disponíveis para ajudar aquele paciente. Isso beneficia e fideliza o cliente.

Fundamentos do atendimento personalizado

Customização, agilidade e bem-estar

 

Fatores como tempo, individualização do atendimento (mentalidade de que cada paciente é único) e estímulo a noções de autocuidado, prevenção, positividade com o tratamento e bem-estar em todas as etapas são fundamentos do atendimento personalizado.

 

A clínica deve incentivar cada uma dessas ações, customizando sua oferta de tratamentos, suas consultas e o atendimento, de modo a fazer com que o paciente se sinta acolhido e incentivado a dar atenção à sua saúde.

Integração

 

Integração dos sistemas de atendimento e automatização de processos na clínica ajudam a tornar o atendimento mais personalizado.

Empatia

 

Ofereça à sua equipe treinamentos e desenvolvimento sempre tendo em vista a importância da empatia, de colocar-se no lugar do paciente e ajudá-lo a resolver seus problemas.

Uso sob demanda de tecnologia

 

Outro ponto é a tecnologia. Um software médico em nuvem pode ajudar justamente na questão de gerenciamento de informações para os profissionais, na medida em que fornece toda a base para que eles saibam o que antecedeu cada quadro e como tratar ou conduzir o atendimento personalizado.

Como criar um atendimento personalizado

Ofereça exclusividades

 

Para criar um atendimento personalizado, é importante que você tenha exclusividades a oferecer para seus clientes.

 

Elas podem ser de diferentes tipos, como, por exemplo, teleconsultas ou até mesmo um aplicativo ou sistema que traga praticidade para o paciente agendar online e se comunicar com a clínica.

 

Descontos em procedimentos, combo de exames, condições especiais para pagamento ou horários diferenciados para agendamento e direito a retornos são alguns dos exemplos, mostrando que muitas vezes é bem mais fácil realizar tudo o que precisa em um só local.

 

Você pode criar cartões de fidelidade ou família, especialmente porque para alguns clientes pode ser difícil gerenciar a questão financeira, principalmente na ausência de um plano de saúde que inclua todos os procedimentos e custos que ele precisa.

Estabeleça um contato estreito e pessoal

 

Por muitas vezes estarem passando por momentos de tensão e preocupação, é importante lembrar que um contato estreito e mais próximo ajuda a diminuir as inseguranças do paciente, e passar-lhe calma.

 

Esteja sempre pronto para saber como seu paciente está, oferecer ajuda, entrar em contato direto, via telefone e de maneira mais pessoal, para conversar sobre reagendamentos, procedimentos ou dúvidas e sempre se coloque como amigo, à disposição para ajudá-lo.

 

Pergunte ao seu cliente como ele prefere ser atendido.


Manter um prontuário eletrônico, ter comodidade, não perder informações e garantir agilidade são coisas que ajudam a estreitar esse relacionamento, bem como a aumentar a segurança dos diagnósticos e tratamentos.

Atenda bem antes mesmo de o paciente chegar à clínica

 

Não espere seu paciente chegar à clínica para mostrar-lhe que seu atendimento é diferente. 

 

Desde o telefone ou por qualquer outro canal que ele entre em contato, chame-o cordialmente pelo nome, mostre que se lembra dele, tenha uma equipe educada e explique tudo o que sua clínica pode fazer por ele.

Cumpra as promessas do tratamento

 

Outro ponto essencial é cumprir as promessas do tratamento, para não deixar de atender às expectativas e necessidades de seus clientes.

 

Igualmente, é importante que você tenha uma comunicação transparente com seus pacientes desde o começo, explicando o funcionamento dos tratamentos e as possibilidades reais de cada intervenção.

 

Fazer tudo o que estiver ao alcance deve ser prioridade.

Dê atenção ao pós-atendimento

 

Mesmo que o paciente tenha procurado sua clínica para um atendimento pontual, não abandone-o após o atendimento.

 

É importante entrar em contato de tempos em tempos interessado em saber como seu paciente está ou mesmo monitorar se é o caso de realizar acompanhamentos.

 

Por fim, cabe ressaltar que todas essas dicas requerem esforço e trabalho dedicado, mas que também é desejável que as clínicas procurem soluções para facilitar os processos, otimizar a gestão e melhorar os resultados, tanto para ela quanto para seus pacientes.


Nesse contexto, contar com know-how, qualificação e ferramentas e tecnologia de ponta pode ser o grande diferencial. 

 

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