Humanização na saúde: veja como um sistema médico para clínicas pode ser um grande aliado

Humanização na saúde: como sistemas médicos para clínicas podem ajudar?

Cada vez mais têm se buscado atingir níveis exemplares de humanização na saúde

O conceito abrange questões estruturais, éticas e bons relacionamentos interpessoais, para que o indivíduo seja devidamente acolhido ao buscar um serviço de saúde, enxergado como um ser humano completo, e não apenas como mais um paciente.

É comprovado que estabelecimentos médicos que investem em humanização têm melhores índices de fidelização de pacientes que, além de verem os resultados dos tratamentos propostos, se sentem confortáveis em frequentar aquele local. 

Isso acontece por meio de um atendimento individualizado, desde o momento da marcação da consulta ou exame, passando pelo atendimento médico também nos momentos de realização de procedimentos, especialmente aqueles mais invasivos. 

Essa postura acolhedora é muito importante, especialmente quando levamos em conta que os pacientes, via de regra, estão enfrentando um momento de fragilidade, então o conforto e a compreensão daquele quadro são primordiais. 

Além de melhorar a qualidade do atendimento prestado, o maior objetivo da humanização da saúde é reduzir o tempo de cura do paciente, e a tecnologia pode ser uma grande aliada nessa missão.

Mais do que em equipamentos e medicamentos de última geração, é possível se beneficiar de recursos tecnológicos por meio de sistemas de gestão médica, que podem ser utilizados por recepcionistas, pelo setor administrativo e, claro, por profissionais da saúde. 

Mas você sabe exatamente em quais situações esse tipo de programa médico pode ser utilizado para viabilizar a humanização da saúde? 

Veja a seguir alguns exemplos e entenda os motivos que comprovam que tecnologia e relações humanas podem sim andar juntas e de forma complementar. Acompanhe!

Tecnologia na jornada do paciente

Como citamos, quando falamos sobre um paciente, estamos falando sobre um ser humano com particularidades, medos, anseios e todo um histórico médico que precisa ser levado em consideração. 

Por isso, no primeiro contato com o atendimento e na hora da anamnese, é preciso coletar dados que vão além de nome, telefone, endereço e data de nascimento. 

Quanto mais conhecemos o nosso paciente, mais condições teremos de prestar um atendimento adequado a ele. 

Acontece que, com um grande fluxo de informações e pessoas que passam diariamente por uma clínica, fica difícil – para não dizer impossível – guardar cada detalhe na memória. 

Com um software médico, essa tarefa fica mais fácil. Esse tipo de programa pode ser alimentado com informações sobre o histórico médico do paciente, que podem ser facilmente acessadas em caso de uma nova consulta ou procedimento. 

Assim, é possível saber quais foram as queixas iniciais, como está a evolução do caso, quais foram os tratamentos iniciados e seus efeitos, entre outros aspectos que fazem com que o paciente se sinta ouvido e bem cuidado. 

Isso é ainda mais importante quando há a necessidade de um tratamento longo e/ou multidisciplinar, pois assim um especialista pode ter acesso ao que foi prescrito por outro e vice-versa. 

E, no caso de troca de profissional, não é preciso iniciar o tratamento do zero, uma vez que as informações podem ser facilmente visualizadas e compreendidas. 

Mais autonomia e privacidade para o paciente

Quando buscamos a humanização na saúde, jamais podemos nos esquecer do quanto a autonomia tem papel fundamental para que o paciente sinta que está sendo orientado pelos profissionais da saúde, e não comandado por eles. 

Com um software de gestão médica é possível oferecer aos pacientes agenda online, para que ele possa ter maior controle sobre o agendamento de consultas e procedimentos, fazendo marcações de forma prática e rápida. 

Por meio da agenda online, é possível visualizar e escolher os melhores horários e dias para atendimento, além do profissional de preferência e de fazer remarcações quando e se necessário. 

Além disso, um bom sistema para clínicas e consultórios permite enviar documentos médicos, como prescrições, laudos, atestados, solicitações de exames, entre outros, diretamente para o celular do paciente, via SMS.

Isso faz toda a diferença quando tratamos de privacidade, uma vez que assim apenas médico e paciente têm acesso às informações durante o tratamento, o que colabora para que seja estabelecido um vínculo ainda maior. 

Vale lembrar que todas as informações presentes no sistema também são confidenciais e estão protegidas por criptografia, estando assim de acordo com os parâmetros estabelecidos pela Lei Geral de Proteção de Dados.

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