Receita médica digital online por SMS: saiba tudo sobre essa facilidade

Receita médica digital online por SMS: saiba tudo sobre essa facilidade

Que a tecnologia é uma grande aliada quando o assunto é a modernização da saúde não é bem uma novidade, mas não podemos negar o quanto as inovações facilitam o cotidiano tanto dos profissionais da saúde, quanto dos pacientes. 

Afinal, o setor precisa sempre se reinventar para continuar a oferecer não apenas tratamentos de última geração, mas também o cuidado e a atenção que os pacientes precisam, de forma individual, focada em necessidades específicas. 

Por isso, cada vez mais clínicas e consultórios médicos têm optado pela adoção de sistemas de gestão médica, com o intuito de facilitar o processo do atendimento e garantir mais segurança e praticidade para todos. 

Esse tipo de software pode ser alimentado com informações dos pacientes, como histórico, prontuários, dados cadastrais, entre outros, bem como informações financeiras e de gestão da própria clínica. 

Assim, é possível ter acesso rápido a dados importantes para a manutenção do bom funcionamento e da saúde financeira do estabelecimento médico, sempre de forma organizada e de fácil visualização. 

Mas além dessas funções mais rotineiras, você sabia que é possível emitir receituário médico nesse sistema e enviá-lo diretamente para o celular do paciente, via SMS?

Essa evolução na hora de lidar com atestados, prescrições e outros documentos médicos é de extrema importância, garantindo mais conforto e segurança na hora do atendimento. 

Saiba mais sobre essa facilidade a seguir!

O que é uma receita digital online?

Uma receita médica digital online, como o próprio nome diz, trata-se de uma prescrição feita por um profissional da saúde e disponibilizada na internet para uso do paciente e de outros profissionais da área da saúde, como farmacêuticos. 

Comumente, a receita online é enviada por meio de um link, por SMS, para o smartphone do paciente, que pode acessá-la com um click e visualizar todas as informações que precisa para dar continuidade ao tratamento fora da clínica. 

A validação da receita digital online é feita por meio de reconhecimento de assinatura digital dentro dos parâmetros dos certificados digitais emitidos pela Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileiras (ICP-Brasil).

Essa tecnologia garante a autenticidade da assinatura médica, permitindo que o profissional também assine prontuários, laudos, etc, tudo de forma 100% digital, segura e reconhecida por lei, sem riscos de falsificação ou cópias indevidas.

Desse modo, ao realizar a compra de um medicamento em uma farmácia, por exemplo, o paciente só precisa mostrar a receita no próprio celular ou enviá-la por PDF.

O farmacêutico realiza a leitura do QR Code para atestar a originalidade do documento e pode fazer a liberação dos medicamentos prescritos rapidamente.

O mesmo ocorre na marcação de exames, apresentação de atestados trabalhistas, entre outros.

Quais as vantagens de optar pela receita digital

Como pudemos perceber, o software para clínicas e consultórios facilita o processo de emissão de receitas e outros documentos médicos de maneira segura, reduzindo as chances de falsificações e uso indevido.

Outras vantagens que podemos citar no uso de receitas médicas digitais são:

  • Mais privacidade para o paciente: ao receber a receita diretamente em seu celular, o paciente tem a possibilidade de mantê-la longe de olhos curiosos, passando as informações apenas para quem desejar. 

Além disso, as prescrições eletrônicas são protegidas por vários protocolos de segurança, permitindo acesso aos dados apenas por pessoas autorizadas.

Vale ressaltar que isso é praticamente impossível de ser feito em prescrições feitas em papel que, em um momento de descuido, podem ser vistas por qualquer pessoa, o que muitos pacientes desejam evitar, pelas mais diversas razões;

  • Tranquilidade para o farmacêutico: ao ter acesso à receita digital, o farmacêutico faz seu upload para o site validador e, estando tudo em ordem, pode liberar os medicamentos para venda. 

Isso traz mais segurança para o desempenho da função, uma vez que o risco de lidar com receitas falsas é diminuído consideravelmente. 

Além disso, as receitas digitais tendem a ser mais claras quanto ao nome da medicação, dosagem, forma de uso, etc, evitando erros decorrentes da má interpretação da caligrafia do médico, por exemplo;

  • Viabilização de consultas online: com a pandemia de covid-19, as consultas virtuais se popularizaram no Brasil, fazendo com que mais pessoas possam buscar atendimento médico sem precisar modificar sua rotina drasticamente. 

Com a receita médica digital por SMS, é possível fazer prescrições à distância, tanto de medicamentos, quanto de encaminhamentos para profissionais especializados no caso da necessidade de uma avaliação mais cuidadosa;

  • Armazenamento facilitado: por permitir armazenamento ilimitado na nuvem, os softwares médicos facilitam a visualização e comparação de prescrições anteriores e atuais, fazendo com que seja possível analisar o histórico daquele paciente de forma clara e integrada. 

Além disso, ao adotar a receita por SMS, reduz-se o uso de papéis para receituário, cortando os gastos com esse item e, ainda por cima, colaborando com a preservação do meio ambiente por meio da redução da produção de lixo.

Para saber mais, entre em contato com a MDMED!

Se você se interessou por todas essas facilidades que a receita médica digital online por SMS pode trazer para seu cotidiano, não deixe de conhecer o software da MDMED que, além dessa funcionalidade, traz inúmeros outros benefícios.

Para conhecer mais sobre o melhor software para clínicas médicas, entre em contato conosco pelo site e solicite sua demonstração grátis.

Há mais de duas décadas, a MDMED se dedica a encontrar formas de ajudar estabelecimentos médicos na busca por oferecer melhor atendimento aos pacientes e ficaremos muito felizes em também auxiliar você nessa missão. Conte conosco!

Comentários

Seja o primeiro a comentar.

Deixe um comentário
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.