Como um software médico viabiliza consultas online?

Como um software médico viabiliza consultas online?

A pandemia de covid-19 no Brasil trouxe inúmeras transformações para nosso cotidiano e, mesmo agora, com um cenário bem mais controlado do que nos dois anos anteriores, podemos perceber que algumas delas vieram para ficar.

É o caso, por exemplo, da telemedicina. Embora a modalidade da consulta à distância não seja uma novidade, foi com a necessidade de manter o maior número de pessoas possível em casa, sem comprometer o atendimento médico, que ela se consolidou. 

Hoje, embora hospitais, clínicas e consultórios estejam abertos para atendimento em todo o país, muitas pessoas optam por passar por consultas online pela praticidade que essa transformação digital proporciona. 

É claro que nem todas as especialidades podem oferecer consulta por telemedicina e que casos mais graves devem ser avaliados presencialmente, mas é inegável o quanto essa ferramenta facilitou o dia a dia de pacientes e profissionais da saúde.

Afinal, em uma teleconsulta, não é preciso deslocar-se até o local do atendimento e, muito menos, aguardar a sua vez em salas de espera muitas vezes lotadas e desconfortáveis. 

Usando um dispositivo conectado à internet – seja ele um celular, tablet ou computador – o paciente pode se consultar com profissionais de diversas especialidades.

É possível até mesmo passar por prontos-socorros virtuais, que, assim como os físicos, oferecem atendimento 24 horas por dia, sete dias por semana, tornando a saúde muito mais acessível para boa parte da população. 

Entretanto, para que as consultas online ofereçam a mesma qualidade de uma visita ao médico presencial, não basta apenas fazer uma ligação usando um simples programa de videochamada. 

Para ter eficiência, é preciso utilizar um bom sistema médico para clínicas e consultórios médicos, que tenha os recursos necessários para que o paciente se sinta acolhido e bem tratado. 

Saiba mais sobre o uso de softwares médicos na telemedicina a seguir. 

O que é um software médico?

Um software médico, também conhecido como sistema médico, programa de gestão de clínicas e consultórios, entre outros termos similares, é um programa voltado a captar e organizar informações sobre os pacientes de determinado estabelecimento de saúde.

A ferramenta funciona ao ser abastecida com dados desses indivíduos, como informações cadastrais (nome, telefone, data de nascimento, etc), e de saúde, com a anexação de históricos e prontuários médicos.;

Todas essas informações ficam salvas na nuvem, uma forma de armazenamento externo que protege os dados de perdas e danos causados por problemas técnicos e/ou invasões de pessoas mal intencionadas.

Assim, quando o paciente agenda uma consulta ou está passando por atendimento, basta filtrar as informações para encontrar seu registro e, com apenas alguns clicks, ter acesso a dados relevantes para o tratamento e diagnóstico. 

Quais são as vantagens de utilizar um sistema médico em consultas online?

Em um programa de gestão médica, é possível contar com plataforma para teleconsulta, não sendo assim necessário enviar links diferentes para dezenas de pacientes todos os dias, o que evita confusões e gastos desnecessários de tempo. 

Além disso, o profissional da saúde não precisa se preocupar em pegar fichas de atendimento físicas, podendo acessá-las rapidamente a cada consulta e na tela do próprio computador.

Isso permite, inclusive, que o médico atue à distância, desde que consiga garantir a excelência do atendimento, o que também otimiza a agenda desses profissionais, já que o sistema pode ser acessado remotamente.

No caso da necessidade de emissão de receitas médicas, atestados, laudos e pedidos de exames, tudo isso também pode ser feito com o uso do software, que garante autenticidade por meio da assinatura digital ICP-Brasil.

Com ela, outros profissionais da saúde – como técnicos de laboratório, farmacêuticos etc – podem comprovar a veracidade das declarações, que são válidas por lei e muito seguras, pois apenas podem ser acessadas por pessoas autorizadas. 

Após a confecção desses documentos, é feito o envio para o paciente por SMS, permitindo a visualização praticamente instantânea de tudo aquilo que foi prescrito, como se médico e paciente estivessem frente a frente.

E, mesmo em consultas presenciais, um sistema de gestão médica tem o poder de revolucionar completamente a forma com a qual seu estabelecimento médico lida com as informações dos pacientes.

Com o programa, a organização da agenda de atendimentos, filas de espera e até mesmo dados financeiros podem ser consultados com maior facilidade, agilizando o atendimento e otimizando a administração da clínica ou consultório

Quais atividades médicas podem ser realizadas por telemedicina?

Como dissemos, nem todas as especialidades e procedimentos médicos podem ser realizados à distância, mas a lista de serviços autorizados é bastante longa. Dentre os profissionais que podem prestar consulta online estão os seguintes:

Também é possível realizar pronto atendimento de baixa urgência, tirar dúvidas sobre quadro clínico, monitorar pacientes e renovar receitas e atestados, tudo isso de forma prática e eficiente. 

Software médico é com a MDMED

Se você busca pelo melhor sistema para clínicas e consultórios médicos, conte com a MDMED que, há mais de 20 anos, desenvolve soluções tecnológicas para auxiliar aqueles que atuam na área da saúde. 

Conheça mais sobre a empresa pelo site e solicite uma demonstração grátis para comprovar tudo o que o nosso software médico tem a oferecer.  

Ficaremos felizes em facilitar o cotidiano de seu estabelecimento e, assim, ajudar você a prestar o melhor e mais humanizado atendimento a seus pacientes. mastergeehafc.com

Comentários

Seja o primeiro a comentar.

Deixe um comentário
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.