Agendamento online: conheça as melhores práticas para clínicas

Capa agendamento online-conheça as melhores práticas para clínicas

As mais novas tecnologias para clínicas médicas praticamente aposentaram as agendas de papel nos consultórios. Mas também não foram as planilhas que começaram a organizar a rotina dos profissionais de saúde. A melhor solução é o agendamento online, um recurso que traz satisfação e autonomia aos pacientes, além de melhores resultados financeiros para as clínicas.

Através dessa ferramenta, os médicos ganham muita agilidade no dia a dia. Após acessar um sistema, eles conseguem enxergar como será a sequência de atendimentos utilizando notebook, computador ou celular. Bastante prático, não é mesmo?

agendamento online também é interessante para as clínicas, porque permite integrar as agendas dos médicos, mantendo as informações centralizadas. Toda nova consulta marcada ou cancelada, qualquer alteração nos horários é registrada instantaneamente.

Quer conhecer as melhores práticas para trabalhar com a agenda? Siga a leitura!

Por que adotar o agendamento online?

O controle da agenda é uma das tarefas mais importantes na gestão de clínicas e consultórios médicos. A tarefa parece simples, porém, manter a agenda organizada pode ser um tanto desafiador quando não são usadas as melhores práticas.

Imagine, por exemplo, uma clínica com aproximadamente oito especialidades e o dobro de profissionais. Com tantos horários para cuidar, é preciso usar sistemas para evitar erros, como marcar dois pacientes no mesmo horário.

Outro problema comum é quando a clínica não sabe estimar o tempo de cada paciente em consulta e eles ficam mais tempo na fila de espera. Além do rigor na marcação de consultas, é importante conhecer bem os serviços oferecidos e respeitar um intervalo seguro entre os atendimentos. As melhores práticas de agendamento podem blindar sua clínica de erros e mostrar a disponibilidade real de atendimento.

Todas essas melhorias só podem trazer um resultado: mais faturamento a clínica, pois melhorando o fluxo de pacientes são evitados prejuízos com a ociosidade, a superlotação e o cancelamento de consultas na clínica. Se você não quer tornar o simples encaixe de uma nova consulta em problema, confira as dicas a seguir.

Confirmação de consultas

Um dos maiores problemas que acontecem em clínicas médicas é quando o paciente falta a consulta e se esquece de avisar. O grande prejuízo é que, na maioria das vezes, esse horário não pode ser preenchido a tempo, causando vazio na agenda.

Normalmente, para não correr esse risco, alguém na clínica liga para o paciente no dia anterior, solicitando a confirmação. Essa medida é efetiva, no entanto, tira um tempo sagrado das secretárias e gera custo para o consultório.

Um sistema de agendamento online, capaz de enviar mensagens automáticas ao paciente para confirmar a consulta, sem dúvidas, é a melhor prática. Usando o celular, de forma rápida, o paciente responde se vai ou não receber a consulta e a agenda é atualizada na hora.

Software de gestão com agendamento online

Uma das formas de oferecer o agendamento online ao paciente é implementar um software médico. Uma solução que, além de organizar os horários de atendimento, ajuda na gestão como um todo, considerando as diversas ferramentas inclusas.

Esse tipo de software atua, por exemplo, gerando relatórios de desempenho da clínica, permitindo que os gestores analisem o andamento das marcações e visualizem os dados usando filtros para chegar as informações necessárias.

As melhores soluções oferecem, ainda, suporte ao financeiro das clínicas, com módulo de orçamento, TISS e cálculo de repasses.

Os diferenciais do MDMED WEB

Certo, você concorda que a contratação de  um software para a clínica pode ser benéfico. Que tal escolher o melhor deles? O MDMED WEB é um software médico com agendamento online e outros recursos para facilitar e otimizar a rotina dos profissionais de Medicina.

agendamento online é um recurso muito prático. O paciente entra no site da clínica, procura um especialista e define o melhor horário para ser atendido. A confirmação é feita por SMS, evitando as faltas e horários ociosos.

Telemedicina

O MDMED WEB foi criado para acompanhar a evolução da tecnologia e da medicina. Neste momento, em que a pandemia do novo coronavírus requer o isolamento social, o software permite que a sua clínica faça teleconsultas.

Funciona da seguinte forma: o paciente é agendado para consulta via telemedicina e isso é registrado através de um ícone na agenda. Em seguida, o paciente recebe um e-mail com termos de aceite, instruções e opções de pagamento.

Para atender, o médico acessa a agenda ou seleciona o paciente no sistema e entra na sala onde ocorre a videochamada.

Usando o software do MDMED WEB para telemedicina, é possível mover, aumentar ou diminuir o tamanho do vídeo. Além disso, na mesma tela da chamada, o médico consegue ver o histórico do paciente e registrar as informações do atendimento que está prestando.

Prescrição com Assinatura Digital

Agendamento online, consulta por videochamada e, completando o pacote, o médico também consegue fazer prescrição digital. Com o MDMED WEB, os médicos da sua clínica enviam receitas para o celular dos pacientes com assinatura digital.

Mais um recurso que agiliza a rotina, o sistema é organizado para cada especialidade e tem mais de 60 mil medicamentos cadastrados.

Visualização da agenda

A visualização da agenda é outro grande diferencial do MDMED WEB. Utilizando este software, sua clínica vai trabalhar com muita tranquilidade. Baseada em cards ou visualizada por dia, a agenda possui busca simplificada por horários vagos, e é a melhor companheira da secretária!

Outra possibilidade interessante é a personalização das grades, permitindo uma visualização por diversos tipos de períodos pré-definidos.

O melhor suporte

O MDMED WEB oferece suporte técnico por telefone e sem demora. Você não passa por ninguém antes de receber ajuda! Também não precisa abrir chamado, nem enviar um pedido por e-mail. Precisando de algo, basta fazer contato em horário comercial.

agendamento online é um importante recurso e um software especializado pode trazer essa funcionalidade para a sua clínica. Mais do que implementar um sistema, é preciso contratar um serviço realmente capaz de ajudar sua instituição a entregar o melhor atendimento. O MDMED, com certeza, cumpre a missão. Quer adquirir a solução? Entre em contato.

MAIS POSTS

Uma resposta

  1. Sou a Karine Lima, gostei muito do seu artigo tem muito
    conteúdo de valor parabéns nota 10 gostei muito.