É possível ter mais agilidade no atendimento e manter a qualidade do serviço. Para isso, existem algumas estratégias que a sua clínica pode adotar e, assim, melhorar a experiência do paciente e aumentar a produtividade da instituição de saúde.


Quer saber como? Então continue lendo o artigo para descobrir formas eficientes de atingir esse objetivo.


Como ter mais agilidade no atendimento e manter a qualidade


Algumas mudanças simples nos processos diários do consultório podem trazer resultados incríveis. Veja a seguir alguns exemplos.


Softwares de gestão de tempo


Primeiramente, utilize alguma ferramenta de gestão de tempo. Com os softwares médicos, as clínicas conseguem mais agilidade no atendimento, pois é possível controlar várias demandas e informações em um único lugar. Você pode desde marcar, confirmar e organizar consultas, até tirar dúvidas dos pacientes de forma virtual, por chat ou SMS. 


Realiza capacitações para que todos os colaboradores da clínica saibam lidar com esses softwares. Dessa forma, você otimiza o tempo e garante que não haja retrabalhos. 


Agendamento rápido


Já pensou na facilidade que é agendar uma consulta de casa, ou de onde estiver, sem precisar se deslocar ou esperar por horas para ser atendido? Pois é, isso é o que todos desejam. 


Por isso, o agendamento online é um recurso prático e que traz muita agilidade no atendimento. Os profissionais da saúde, recepcionista ou o próprio paciente podem marcar suas consultas sem precisar ir fisicamente até o local ou ligar para a clínica. 


Isso torna o processo mais rápido, evita erros como marcar na data incorreta ou a perda da informação, já que tudo fica registrado na nuvem. Além disso, a recepção tem a sua atenção totalmente voltada para os pacientes presentes na sala de espera.


Processos padronizados


Dependendo da sua área de atuação, os atendimentos podem ter diferentes processos, não é mesmo? Mas isso não significa que você não possa estipular uma média de quanto tempo cada um dura e como você pode atender o paciente da melhor forma possível.


Um dentista, por exemplo, pode atender diversas pessoas em um dia. Um paciente pode ter agendado a remoção do siso, outro a manutenção do aparelho dental, outro apenas uma limpeza, etc. Os tempos e processos para cada situação diferem entre si, mas você pode calcular quanto tempo cada um leva e de qual forma lidar com o paciente.


Além do tempo e da organização, ofereça um atendimento humanizado. Ainda seguindo o exemplo anterior, um dentista não pode agir com uma criança da mesma forma que faria com um adulto. É preciso saber tranquilizar o paciente e se adequar a cada tipo de atendimento.


Gostou dessas dicas? Para saber mais, leia os conteúdos do blog da MDMED e veja todas as formas com que você pode otimizar o tempo da sua clínica e manter a qualidade dos serviços.