O desenvolvimento tecnológico também faz parte da história da medicina e trouxe várias melhorias, assim como para outras áreas da sociedade. Mas você sabe quais são os benefícios da tecnologia na saúde? 


Neste artigo, reunimos algumas das principais vantagens que você pode inclusive implementar na sua clínica. Confira!


Benefícios da tecnologia na saúde


Além da criação de novos equipamentos, formas de fazer exames e cirurgias, maior rapidez para diagnósticos, entre outros avanços, existem benefícios da tecnologia na saúde que podem melhorar o dia a dia do médico e do paciente nas clínicas e consultórios. Veja a seguir:  


1. Melhora o atendimento ao paciente


Atualmente, a tecnologia permite que o atendimento ao paciente seja bem mais ágil. Com o agendamento de consultas e exames online, a pessoa não precisa mais se deslocar até o consultório só para isso. 


Pelo próprio celular, o paciente tem autonomia para ver as datas e horários disponíveis e fazer o agendamento sozinho pela internet, de onde estiver e quando quiser. Essa praticidade ajuda muito quem tem pouco tempo devido a rotina. 


Além disso, essa funcionalidade diminui as filas e o tempo de espera nas clínicas, deixando as pessoas mais satisfeitas com o atendimento.


2. Diminuição de erros


Entre os benefícios da tecnologia na saúde está o fato de os diagnósticos terem se tornado cada vez mais precisos. As informações nos prontuários eletrônicos dos pacientes ficam mais completas. Isso colabora para a redução de erros e consequências para a saúde da pessoa. 


Prontuários digitais também evitam equívocos, pois quando essas informações ficam apenas em papel pode ocorrer falhas como a perda ou rasuras no documento. 


3. Softwares médicos


Por meio dos softwares médicos, como o da MDMED, as clínicas se tornam mais eficientes e conseguem reduzir os custos. Isso acontece porque esses sistemas ajudam a:


  • controlar o financeiro da instituição de saúde e acompanhar despesas e faturamento;
  • avaliação do uso de recursos;
  • organizar as tarefas administrativas, como a recepção, recursos humanos etc;
  • aumenta a produtividade dos colaboradores;
  • entre outros.


Outro benefício da tecnologia na saúde possibilitada pelos sistemas de gestão é a integração de todos setores da clínica. Isso torna o atendimento mais ágil, ajudando a fidelizar os pacientes, e otimiza os processos internos do consultório. 


Gostou do conteúdo? Existem outras vantagens que o desenvolvimento tecnológico trouxe para a área médica. Entre em contato com a equipe da MDMED para conhecer mais sobre o sistema!