Com os avanços da telemedicina, muitas processos na área da saúde têm sido beneficiados, entre eles a prescrição médica. A tecnologia agora permite que as receitas médicas sejam feitas por meio digital, de maneira rápida e inteligente.


Quer saber mais sobre as vantagens desse modelo e como ele funciona? Continue lendo o artigo!


O que é uma prescrição médica digital?


Uma prescrição médica digital é o formato eletrônico da receita médica comum. No entanto, o documento precisa ser assinado e certificado digitalmente pelo médico, de acordo com a regulamentação da ICP - Brasil (Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira) e a Lei da Telemedicina, apresentada pelo Ministério da Saúde.


Com isso, há uma facilidade maior, pois a prescrição médica pode ser enviada para os paciente tanto por email quanto por SMS e aplicativos de mensagem. Dessa forma, as pessoas conseguem encaminhar o documento à farmácia e comprar o medicamento.


Além disso, esse modelo de receituário traz mais segurança para os profissionais da saúde e os pacientes, pois é uma forma de evitar as receitas falsas, principalmente os casos em que documento é entregue por alguém que nem ao menos visitou o médico.


Considerando que o paciente não precisa ir até a clínica, isso otimiza muito o tempo de horas de trabalho para o médico. Isso torna o atendimento mais prático e também facilita para o paciente, pois no formato digital a receita fica mais legível, evitando erros por conta da “letra de médico”.


Com o  software médico da MDMED, por exemplo, é possível gerar a prescrição com certificado digital e enviar por SMS gratuitamente aos seus pacientes. Assim, a rotina da sua clínica fica mais ágil e segura. Além disso, os medicamentos são organizados para cada especialidade e as suas informações ficam salvas e acessíveis para você sempre consultar no histórico.

Como fazer a prescrição médica digital?


Para criar uma prescrição médica digital, o profissional da saúde precisa ter os requisitos para atuar em telemedicina. O processo é prático e otimiza o tempo do profissional, além de trazer a segurança de poder fazer tudo de casa, sem correr riscos durante a pandemia.


Veja como o processo é prático: 


  • o médico preenche as informações do paciente;
  • escolhe os medicamentos e quantidades a partir de um banco de dados com mais de 60 mil remédios cadastrados;
  • após a prescrição ser feita, o número de telefone do paciente é solicitado;
  • a receita é enviada para o contato e o paciente recebe via SMS um link para acessar o documento digital;
  • a prescrição médica estará disponível e já poderá ser levada até a farmácia;


De acordo com a plataforma e software utilizado, o paciente pode ter inclusive a opção de comprar os medicamentos pela internet.


A MDMED oferece essas facilidades, além de suporte completo para os nossos serviços. Acompanhe o blog da MDMED para saber mais sobre os benefícios da tecnologia na medicina atual e otimize o tempo na sua clínica!