O atendimento em uma clínica começa sempre pela recepção no consultório. É neste momento em que o paciente terá o primeiro contato com a instituição, portanto é muito importante que seja um processo atencioso, organizado e prático.


Quer saber como a sua clínica pode oferecer um melhor o atendimento, conquistar ainda mais clientes e aprimorar os seus serviços? Continue lendo o artigo para saber mais!


Veja quais são as formas de melhorar a recepção no consultório


Além de ter uma ótima infraestrutura do estabelecimento, é muito importante otimizar a recepção em aspectos personalizados, como: 


Treinamento de equipe

Para melhorar a recepção do seu consultório, é essencial começar pelo básico que é o treinamento de equipe. Os recepcionistas possuem um papel muito importante em toda  clínica. Afinal, são eles que têm o primeiro contato com o paciente, fornecem as informações necessárias, explicam e agendam os atendimentos.


Portanto, treine esses funcionários para que trabalhem da melhor forma possível, com produtividade e também empatia. O treinamento também é importante para que saibam o que estão fazendo e consigam tirar as dúvidas dos pacientes, oferecendo sempre um atendimento personalizado.


Faça pesquisas de satisfação com os pacientes


A melhor forma de saber se o seu serviço está sendo feito com boa qualidade é perguntando diretamente para aquele que o usufrui, ou seja, o paciente. A pesquisa de satisfação é uma ferramenta ótima para descobrir quais os pontos fortes e o que pode ser melhorado no atendimento


As pesquisas podem ser aplicadas na recepção, após a consulta, ou então envie por e-mail, SMS ou WhatsApp. Assim, a clínica consegue avaliar as respostas e procurar formas de buscar soluções para os problemas.


Invista em softwares médicos


Uma das principais dores de um atendimento é o difícil acesso aos prontuários e falta de organização. Se a sua clínica ainda utiliza o método de arquivamento exclusivamente em papel, saiba que isso pode gerar desordem e ineficiência no trabalho. 


Em algumas situações, os recepcionistas podem não encontrar o documento específico, fora o risco de perdê-los ou rasurá-los. Além disso, o acúmulo da papelada também é pouco sustentável e pode inclusive atrair, ao longo do tempo, algumas pragas urbanas.


Atualmente, os softwares médicos oferecem soluções excelentes para esse problema e otimizam muitos outros processos dentro de uma clínica. O MDMED Web, por exemplo, é muito funcional e permite agendamento de consultas, registro de histórico do paciente em nuvem, ficha de cadastro do paciente, entre outros.


Além disso, com a facilidade da telemedicina, o atendimento digital facilitará muito o contato com o paciente durante o isolamento social. Portanto, investir em tecnologia é primordial.


Com essas técnicas essenciais será possível melhorar a recepção do seu consultório e encontrar soluções que ofereçam suporte para os processos operacionais e administrativos da sua clínica. 


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