Por conta da pandemia de covid-19 e o isolamento social, a telemedicina se tornou a alternativa mais prática e segura para as pessoas manterem o bem-estar e se consultarem sem correr o risco de exposição ao vírus.


Os exames e consultas são importantes para checar a saúde das pessoas, por isso, confira a seguir como isso pode beneficiar os pacientes.


A telemedicina no bem-estar físico e mental dos pacientes


A telemedicina é um avanço na área da saúde que conseguiu ajudar muitas pessoas durante a quarentena, como é o caso dos atendimentos psicológicos feitos de maneira virtual. Sem sair de casa, foi possível conectar pacientes e médicos.


Manter esse contato é muito importante para o bem estar das pessoas, já que muitas passaram por momentos difíceis que prejudicaram a saúde mental, desencadeando problemas de ansiedade, depressão, entre outros transtornos. 


Teleconsultas durante o isolamento social


Com a telemedicina é possível realizar atendimento médico online com psicólogos, por exemplo. A comunicação é feita de forma rápida, facilitando o contato entre os profissionais da saúde e os pacientes.


Um dos principais problemas em consultórios e hospitais é o tempo de espera, pois as pessoas ficam, às vezes, horas na sala de espera aguardando o atendimento. A telemedicina soluciona isso, oferecendo uma comunicação mais direta. 


Dessa forma, os pacientes também podem entrar em contato com os profissionais da saúde e tirar dúvidas sem precisar ficar esperando ou outros problemas de consulta presencial, atrasos, etc. A comodidade também é um fator importante.

 

Durante o isolamento social, mais pessoas perceberam a importância da saúde mental para o bem-estar. Por isso é tão importante que as clínicas ofereçam essa possibilidade para os pacientes, que podem fazer o telemonitoramento e seguir com o tratamento adequado. 


Além de consultas com psicólogos, as pessoas podem fazer teleconsultas com outros especialistas, como nutricionistas, pediatras, fisioterapeutas, entre outros. 


Continue acompanhando o blog da MDMED para mais informações sobre sobre tecnologia na área da saúde.