Para que uma clínica tenha bons resultados e ofereça um atendimento de qualidade aos pacientes, é muito importante que a sua gestão de processos seja bastante organizada. 


O planejamento é essencial para mapear todas as etapas que o consultório médico realiza. Essa estratégia previne erros, retrabalho e impede que a equipe perca tempo corrigindo situações que poderiam ser evitadas.


Gestão de processos em clínicas médicas


A organização beneficia tanto as clínicas quanto os pacientes, pois fornece uma experiência no atendimento muito positiva. Afinal, não importa o segmento, quando um cliente fica satisfeito com o serviço é provável que ele retorne ou recomende para outras pessoas.


Sendo assim, a gestão de processos é o que ajudará a manter esse fluxo de atendimentos, além de melhorar a imagem e credibilidade da sua clínica, gerando, inclusive, um maior retorno financeiro.


Mas, além de pensar no atendimento, que outras ações podem contribuir para um gerenciamento melhor? Veja algumas dicas a seguir:


Planeje o fluxo de trabalho da sua equipe


Para melhores resultados, é preciso pensar no todo. Ou seja, não adianta ter apenas uma área fluindo bem, todas as partes devem estar em harmonia para que tudo aconteça da maneira certa. Pense no consultório como um corpo humano, e que para mantê-lo saudável, é necessário cuidar dele por completo.


Estabeleça e defina bem os processos desde o time da recepção, que é responsável por marcar consultas, confirmar a presença por mensagens de e-mail, SMS ou WhatsApp, até o fluxo dos médicos que atuam no consultório. 


Invista em comunicação interna e tecnologia 


A comunicação entre a equipe é algo que deve ser visto com muito cuidado também, afinal, não adianta nada ter uma boa infraestrutura se a comunicação entre o time não é efetiva.


Pense em modelos ou ferramentas de gestão que priorizem esse processo, para que assim os funcionários fiquem motivados e não cometam equívocos por conta de desinformação.


Separe um tempo para treinar e capacitar as pessoas, tirando todas as dúvidas para que elas também possam informar os pacientes e saibam como resolver problemas, além de estarem preparadas para qualquer situação durante o atendimento. 


Outra dica é deixar os fluxos de atividades dispostos em um local de fácil acesso, como em softwares específicos que centralizam as principais informações do consultório em um único lugar. Isso ajuda a equipe a se manter organizada e lembrar de todas as demandas e tarefas.


A MDMED, por exemplo, oferece a melhor solução em softwares médicos para clínicas, no qual você tem o suporte garantido e confiança no serviço de qualidade, já que possuímos décadas de experiência na área. Faça o teste por 15 dias grátis!


Viu como a gestão de processos pode influenciar o andamento de um consultório? Acompanhe o blog da MDMED para continuar aprendendo mais sobre temas médicos e como utilizar a tecnologia para melhorar o atendimento em sua clínica!