Cuidado para a escolha de um software médico não virar um pesadelo

Capa cuidado para escolha de um software médico não virar um pesadelo

Na tentativa de economizar recursos, muitas clínicas consideram somente o preço de um software médico. É um erro! Outras questões devem “entrar no pacote”, pois a escolha desse sistema faz toda a diferença nas demandas administrativas e de atendimento.

É importante que o software tenha qualidade e pertença a um desenvolvedor de credibilidade, com estrutura de ponta e suporte diferenciado. Quer trazer um novo software médico para a clínica, mas até agora só comparou preços? Queremos chamar atenção para outros fatores determinantes. Siga a leitura. Certamente, ela vai ajudá-lo a chegar na melhor decisão.

Cuidados essenciais na escolha do software médico

Os cuidados que apresentamos a seguir não podem ser ignorados! Quem busca uma solução segura e eficiente tem que observá-los. Os softwares médicos representam um investimento, afinal, também são considerados sistemas de gestão.

As melhores soluções estão cada vez mais modernas. Com servidor local ou na nuvem, são os maiores aliados dos médicos, facilitando, também, tarefas como controle financeiro, agendamento e nas confirmações de consultas. Quer mais vantagem? O cliente pode marcar suas consultas de casa. O médico pode acessar a agenda online.

Os softwares médicos descomplicam a gestão da clínica, mas, para que essa aquisição não vire um pesadelo, seja criterioso. Preço é importante, sim, mas outros aspectos também. Confira!

Qualidade

Um software médico é uma boa opção para sua clínica quando preza por qualidade. Para isso, deve oferecer recursos modernos, como o prontuário eletrônico, que facilita o acesso das informações do paciente. Ou ainda a telemedicina, que viabiliza o atendimento a distância.

Personalização é outro sinal de qualidade.  Veja, por exemplo, se é possível personalizar os campos do prontuário, pois uma maior customização facilita a rotina médica.

Um software médico também só pode se colocar no mercado com uma opção de qualidade, se for seguro. As informações da clínica e dos pacientes são muito importantes, por isso, privacidade e segurança dos dados são requisitos fundamentais.

Dica: contrate um software que utiliza criptografia e respeita as políticas de privacidade e segurança da prática médica.

Atendimento

No dia a dia, os médicos e demais profissionais da clínica podem ter dúvidas ao utilizar o software. Por isso, é fundamental que a empresa fornecedora do sistema tenha um atendimento rápido e eficiente, capaz de solucionar qualquer dúvida.

Dessa forma, nenhum imprevisto, por menor ou maior que seja, afetará o mais importante: o atendimento aos pacientes. Atenção também aos canais disponíveis. Muitas desenvolvedores de software para clínicas dizem entregar um ótimo atendimento, mas nem sempre isso acontece. Avalie bem se há diferentes canais para fazer contato, como chat, WhatsApp, ou e-mail.

Com o MDMED, por exemplo, você tem atendimento direto com o suporte via telefone para um suporte rápido e efetivo!

Estrutura

A estrutura da empresa desenvolvedora e, por consequência, do software médico que oferece também é importante. Nesse caso, você precisa observar os detalhes. O software que você está considerando comprar permite acesso de outros dispositivos e locais?

A pandemia de coronavírus colocou muita gente em home office. Para as clínicas, isso só é possível quando há um sistema com estrutura e tecnologia de ponta para salvar as informações na nuvem.

Os melhores softwares médicos oferecem mobilidade. Assim, as informações relevantes ficam disponíveis para o médico onde e quando ele precisar delas.

Continuidade

Atualmente, existem dezenas de empresas, além dos desenvolvedores independentes que criam sistemas para clínicas. O problema é que, nem sempre, eles têm um legado para defender e uma presença sólida no mercado.

O risco de a clínica contratar uma empresa sem qualidade e que pode deixá-la à deriva, na primeira dificuldade, é bastante elevado. Por isso, na hora de contratar um software médico, pesquise a trajetória da empresa. Cheque se ela tem uma continuidade no mercado e realmente tem conhecimento e estrutura para atender.

Além disso, procure informações no Facebook da empresa e eventuais registros no Reclame Aqui. Você encontra opiniões de outros usuários nesses canais e, com isso, pode escolher o melhor software médico para sua instituição.

Suporte

Quando o software apresenta problema, a responsabilidade é da empresa desenvolvedora. Por isso, é importante que você possa acioná-los quando tiver qualquer dificuldade. Quanto mais canais para suporte a empresa tiver, melhor.

Sua clínica defende excelência? Então, não vai querer um sistema que falha, sai do ar, apresenta lentidão e é gerenciado por um parceiro que não oferece suporte e ajuda na pior hora.

Os diferenciais do MDMED

Existem muitos softwares médicos atualmente no mercado. Se você levar em consideração apenas o valor, ainda terá diversas opções, no entanto, esse não é o único fator determinante.

Na hora de fazer um investimento dessa magnitude, considere as questões que mencionamos acima. É muito mais vantajoso investir um pouco mais e garantir um sistema robusto que realmente vai ajudar sua clínica em demandas como atendimento e controle financeiro.

O MDMED está há 22 anos no mercado e tem dois sistemas, um baseado na nuvem e outro instalado em servidor local. A expertise da empresa? Desenvolver soluções digitais voltadas para clínicas médicas. Quer implantar um software eficaz, para suprir todas as necessidades gerenciais da clínica? Você procura o MDMED!

Nessas duas décadas de atividade, a empresa consolidou sua estrutura de atendimento e treinou uma equipe de suporte. Alguns concorrentes prometem grandes soluções, mas se esquecem até de disponibilizar um telefone para contato. Um grande diferencial do MDMED é que, sempre que o cliente precisa de ajuda, pode conversar diretamente com os técnicos da empresa, por telefone, e tirar todas as dúvidas.

Sua clínica cuida dos pacientes para resolver os problemas de saúde deles. No entanto, sem um software médico de qualidade e moderno, a clínica é quem fica em uma situação ruim.

Fuja das soluções sem estrutura alguma. Alguém lhe apresentou uma ferramenta demais? Desconfie! O valor não pode ser o único aspecto na compra de um software médico. Agora que você conhece um sistema com segurança, garantia e tecnologia, que pode ser instalado em servidor local (MDMED) ou na nuvem (MDMED WEB), basta escolher um deles e mudar a história e o atendimento da sua clínica para sempre. Boa sorte na decisão!

MAIS POSTS