Como implementar a transformação digital na saúde?

Como implementar a transformação digital na saúde

Você sabe como a transformação digital na saúde trouxe mudanças para o setor? Assim como ela impactou diversos outras áreas, com impactos antes inimagináveis, algumas novidades na área de saúde também vieram para ficar.

Big Data, Inteligência Artificial, Machine Learning e softwares para clínicas que ajudam médicos e toda equipe nas rotinas de trabalho são exemplos de tecnologias que causaram uma verdadeira revolução na prestação de serviços de saúde.

Mas, antes de acessar essas maravilhas e aproveitar seus benefícios, as empresas têm o desafio de se preparar.

O primeiro passo é compreender que a vida agora é outra. O segundo é escolher e investir em uma ou mais ferramentas e educar a equipe para o novo cenário.

Tem dúvidas diante do atual contexto? Tudo bem! Elaboramos esse post com o intuito de ajudar gestores de clínicas e hospitais a lidar com a transformação digital na saúde.

Siga a leitura, esclareça suas dúvidas e viva os novos tempos!

Como implementar a transformação digital na saúde

Mudar a mentalidade e a cultura

A primeira tarefa da sua clínica ou consultório é trabalhar a mentalidade da equipe. Médicos, recepcionistas e enfermeiros devem ter em mente que a forma como atuam no dia a dia será alterada de forma significativa — para melhor, claro!

Ao implementar tecnologias para a empresa e adquirir novas ferramentas que auxiliam no atendimento aos pacientes, todos precisam começar a olhar diferente para os processos que antes eram tradicionais.

A nova visão deve se voltar para resultados otimizados e que levam em consideração os novos hábitos das pessoas.

Sua organização tem que incorporar, de uma vez por todas, a ideia de que chegou a hora de acompanhar as novidades e tendências dessa era, que é amplamente digital.

Isso significa que a equipe precisa não apenas saber da existência de novos recursos e que eles serão colocados à disposição, mas dominar esse aparato e lidar facilmente com ele no dia a dia.

As ferramentas não devem ser vistas como a solução para melhores resultados por si só. O benefício delas é otimizar demandas e permitir que a equipe se concentre no essencial: a parte humana.

Tornar a instituição mais estratégica

Trabalhando dessa forma, sem dúvidas, a transformação digital na saúde vai proporcionar resultados mais assertivos no seu consultório ou clínica.

Todo mundo está aderindo ao digital e, gradativamente, está ficando mais fácil obter e quantificar dados. Com eles em mãos, sua clínica tem que elaborar estratégias e ações de impacto.

O que será feito a partir de agora?

Nem tudo o que a empresa faz ou fazia vai parar na lata do lixo, muito pelo contrário. O ideal é usar as ferramentas tecnológicas para otimizar os fluxos e processos que serão mantidos.

Os softwares de agendamento online, por exemplo, podem trazer um excelente ritmo para a marcação de consultas, modernizando e agilizando o atendimento.

Esses sistemas para clínicas médicas trazem números precisos sobre a quantidade de pacientes que marcam consultas e exames, além de mostrar o perfil demográfico e informações preciosas do seu público.

São dados que podem servir de base para novos investimentos, em especial as campanhas de marketing.

É disso que se trata quando falamos em tornar sua clínica mais estratégica com as ferramentas de transformação digital na saúde!

Agora, você pode ter não apenas os dados comuns do paciente, mas detalhes sobre o comportamento para nortear toda e qualquer ação da sua clínica ou hospital.

Mapear os processos

Além de contratar e instalar novas tecnologias que a transformação digital na saúde oferecem, é preciso inseri-las corretamente nos fluxos de trabalho.

Você terá que mapear os processos da empresa e estudar onde as novas ferramentas podem ser usadas e de que forma trarão benefícios para a empresa, contribuindo para aumentar a eficiência e para resultados melhores.

Depois é só esperar? Não! Você tem que monitorar de forma constante o andamento dos trabalhos até para ter certeza de que as pessoas estão utilizando os recursos na prática.

Qualificar os profissionais

É normal que as novas tecnologias e ferramentas sejam vistas com certa resistência pelos profissionais.

Mas não é normal que a sua empresa não faça absolutamente nada para encarar isso de frente, dando segurança a equipe para lidar com recursos e práticas bem diferentes.

O papel dos gestores é liderar um trabalho de educação e qualificação dos profissionais. No primeiro momento, eles podem até questionar uma ou outra novidade, mas o sentimento futuro será de gratidão, porque estarão mais preparados para mudanças que impactam todo o mercado de trabalho.

Elabore um cronograma, incluindo uma fase de testes, mas, no final do ciclo, todos devem saber manipular os novos recursos.

Preparar os pacientes

O mesmo serve para os pacientes que recebem atendimento há mais tempo, ou seja, o seu público fiel.

Eles também devem ser avisados e, em alguma medida, preparados para lidar com os recursos que surgirão e mudarão a forma de atendimento.

Se esse serviço for deixado de lado, em algum momento, os pacientes podem ter dificuldades para entender o funcionamento da clínica e sair com uma má impressão dos seus serviços.

Outra possibilidade é a lotação dos canais de atendimento com dúvidas e reclamações. Lembre-se: o foco não pode deixar de ser o atendimento qualificado e humano.

Benefícios da transformação digital na saúde

transformação digital na saúde pode trazer inúmeros benefícios e diversos pesquisas comprovam isso.

O Centro de Saúde Populacional da Universidade de John Hopkins, por exemplo, fez um estudo e mostra que diversos prestadores adquiriram ferramentas de transformação digital na saúde para identificar, monitorar e melhorar as condicionantes de saúde, com resultados muito satisfatórios.

periódico Yearbook of Medical Informatics, revelou que as novas soluções melhoram a vigilância epidemiológica e reduzem gargalos antigos.

Esta revista também publicou um artigo mostrando como as práticas do público na internet favorecem a aquisição de ferramentas que subsidiam o atendimento médico.

Todos esses estudos confirma a importância da implementação de inovações tecnológicas nas clínicas e consultórios. Se todo mundo está diferente, sua clínica não pode insistir no passado!

Agora você sabe como a transformação digital na saúde pode ser benéfica e o que precisa fazer para executar essas mudanças na sua empresa.

MDMED pode ser parceiro da sua instituição e auxiliar a transformação digital do seu negócio. Entre em contato! Queremos ajudar!

MAIS POSTS