Como os Softwares Médicos Ajudam no Aumento de Produtividade

aumento de produtividade em clínicas

São muitas as demandas diárias para a gestão de clínicas médicas, portanto contar com um sistema que organize as tarefas e facilite o acesso a informações importantes e essenciais para o dia a dia. Os softwares também ajudam no aumento de produtividade e conectam todos os setores do consultório.

Para isso, os médicos e gestores precisam se comprometer em equilibrar a produtividade da equipe com a qualidade de atendimento e serviço e utilizar a tecnologia para seu benefício.

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Como a tecnologia ajuda no aumento de produtividade nas clínicas?

Cada clínica ou consultório tem sua percepção sobre produtividade e metas/objetivos para cumprir. Porém, alguns aspectos são os mesmos para praticamente todas, como a gestão do tempo. Otimizar o período dos cadastros, pré-atendimentos, consultas, ligações, etc, impacta diretamente na produtividade de uma clínica.

Além disso, confira alguns pontos essenciais que um software médico pode melhorar a administração e gestão.

Organização da agenda

Organizar e otimizar a agenda é um dos pontos mais importantes na gestão do tempo de um consultório. O planejamento é a base para qualquer projeto ser bem sucedido e para manter a qualidade do serviço.

Portanto, manter essa organização tornará o consultório mais produtivo, porque você saberá exatamente quantos atendimentos estão previstos e quais horários disponíveis para novas consultas.

Os softwares médicos com agendamento virtual trazem muitas vantagens, principalmente quando comparados a agendas de papel ou listas escritas em cadernos. Isso porque no digital os dados sempre ficam salvos, podem ser atualizados com frequência, todos têm acesso às informações facilmente, não há risco de perder ou rasurar, etc.

Treinamento da equipe

Não basta o ambiente de trabalho ser organizado, a equipe precisa estar preparada para todas as funções e possíveis adversidades. Sendo assim, é muito importante que os gestores treinem os funcionários a utilizar os softwares médicos e em outras tarefas para que eles não percam muito tempo para resolver os problemas da rotina da clínica.

Integração entre os setores

Outro fator que ajuda na produtividade é a integração tecnológica entre as equipes que trabalham no consultório. Quando todos os setores conseguem manter essa comunicação simples e rápida, o atendimento ocorre de forma mais ágil. Por exemplo:

  • a  consulta é marcada pelo paciente;
  • a recepção consegue verificar isso facilmente;
  • o médico atende o paciente rápido;
  • os profissionais podem acessar o prontuário eletrônico do paciente e indicar o melhor tratamento.

 

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