Como Organizar a Saúde Financeira da Clínica Médica Com 4 Estratégias

Como organizar a saúde financeira da clínica médica

Para continuar cuidando da vida dos seus pacientes é importante que estar atento à saúde financeira da clínica médica. Isso significa ter um olhar atento às finanças do seu negócio, apenas assim ele poderá prosperar.

Se você ainda não sabe ao certo o que fazer para otimizar essa área do seu negócio, não tem problema. Veja quatro estratégias que irão ajudar você a organizar a saúde financeira da clínica!

4 estratégias para organizar a saúde financeira da clínica médica

Organização é fundamental na hora de cuidar da saúde financeira da clínica médica, para te ajudar com isso, reunimos quatro estratégias. Confira!

1. Controle o fluxo de caixa

De acordo com um levantamento feito pelo SEBRAE, a maior causa do fechamento de empresas logo no primeiro ano é a falta de organização. 

46% das empresas analisadas não sabia quantos clientes tinham ao certo e 36% não tinham noção de qual era o capital de giro necessário para a manutenção do seu negócio.

Para ser uma clínica de sucesso é preciso manter um fluxo de caixa. Isso significa ter um fino controle de todo dinheiro que entra e sai, bem como a origem e o destino desses recursos.

2. Reveja os custos periodicamente

Todos os produtos e insumos utilizados em uma clínica médica, bem como o salário dos colaboradores, podem sofrer variação ao longo do tempo. Portanto, para sempre garantir que a sua atividade seja lucrativa, é preciso saber exatamente qual é o custo da sua operação e, caso você perceba que está gastando mais, talvez seja preciso realizar um reajuste na sua tabela de preços. 

Para te ajudar nessa tarefa, mantenha o fluxo de caixa sempre organizado e atualizado.

3. Tenha um fundo de reserva

Ter um fundo de reserva traz tranquilidade e é fundamental para que a sua clínica esteja preparada para imprevistos financeiros, como uma demissão não programada. O ideal é que tenha sempre guardado um valor suficiente para sustentar a sua atividade por 12 meses. 

4. Use a tecnologia a seu favor

Para organizar a saúde financeira da clínica com mais facilidade e praticidade, além de otimizar o tempo dos colaboradores, o ideal é que você conte com um sistema eficiente de gestão que faça a automatização de todos os processos

Um exemplo é o software para médico MDMED, que além das funcionalidades de controle financeiro traz inúmeras outras possibilidades para a gestão da sua clínica. Leia o artigo para saber mais sobre o assunto!

Comentários

Seja o primeiro a comentar.

Deixe um comentário
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *