Gestão de clínica médica: 5 erros comuns que você pode evitar com um sistema médico

Gestão de clínica médica: 5 erros comuns para evitar com sistema médico

São muitos os desafios encontrados no processo de gestão de clínica médica ou consultórios médicos. 

O profissional de saúde que opta por trabalhar por conta própria precisa, além de se preocupar com o atendimento humanizado aos pacientes, entender minimamente de administração de empresas e gestão de negócios.

Alguns problemas podem acontecer durante a assimilação desses processos, gerando prejuízos financeiros e de imagem para sua clínica ou consultório. 

Veja 5 erros muito comuns e como evitá-los para ter bons resultados e menos preocupações:

Agenda desorganizada

Quem nunca foi a uma consulta médica e ficou horas esperando por atendimento? Pior do que isso é esperar esse tempo todo para descobrir que mais de uma pessoa está agendada para seu horário, então, a demora vai aumentar. 

Esse tipo de situação pode acontecer por alguns motivos, como alta demanda para passar com o profissional, atrasos e confusões na hora do agendamento. Esse último problema pode ser eliminado com a adoção do sistema de gestão para clínicas e consultórios da MDMED

Com esse recurso, é possível ter acesso à agenda otimizada e integrada, em que o paciente pode fazer agendamento por conta própria, de forma 100% online e a recepção de sua clínica médica pode acessar rapidamente os dados de cada consulta, evitando agendar mais de uma pessoa para o mesmo horário. 

A agenda otimizada também permite a gestão de cancelamentos e remarcações, tudo isso de forma simples e rápida. 

Descuido com o financeiro

Assim como todo negócio, um consultório ou clínica médica precisa ter saúde financeira para se sustentar no longo prazo. O fluxo de caixa deve ser analisado com cuidado e atenção.

Afinal, é preciso balancear as entradas financeiras advindas do pagamento de consultas, repasses dos convênios, compras de insumos e itens como cafezinho para os pacientes, obrigações trabalhistas, contas de água, luz, internet, entre outros. 

Não perder o controle de tudo isso não é fácil! Mas, com um software médico adequado, você tem acesso rápido ao controle de pagamentos e recebimentos recorrentes, controle de repasses e muito mais.

Descuido com dados internos e externos

Outro fator importante a ser observado são as informações colhidas e armazenadas sobre pacientes, diagnósticos, tratamentos e receituários. Não é apenas a gestão desses dados que é necessária, mas o cuidado com a privacidade.

Imagine o problema que um vazamento de dados de pacientes pode causar? As consequências podem chegar até mesmo ao âmbito jurídico, com sanções legais para os envolvidos.

Por isso, ao optar por um software de gestão médica, é preciso ter a certeza de que esses dados estarão seguros para evitar maiores dores de cabeça.

O sistema da MDMED, além de muito seguro, você consegue definir vários níveis de permissões de acesso, então é possível ter maior controle sobre quem conseguirá ver as informações existentes. 

Além disso, nosso programa médico funciona na nuvem, com armazenamento externo que independe de um dispositivo específico. Então, em caso de pane no computador da clínica, por exemplo, os dados dos pacientes não serão perdidos.

Burocracia desnecessária

Usar um sistema para clínicas é sinônimo de praticidade. Com ele, você consegue fazer buscas instantâneas de históricos e prontuários que podem ser personalizados de acordo com a necessidade de cada caso.

Assim, você consegue eliminar filas de espera desnecessárias, e tem facilidade para emitir atestados médicos, laudos e orientações.

Isso é um ponto a mais para que os pacientes escolham sua clínica, já que além de um atendimento humanizado, você conseguirá oferecer modernidade e eficiência. 

Recursos obsoletos

E por falar em modernidade, é indispensável estar adequado à realidade tecnológica em que estamos inseridos.

Além de todos os pontos de melhoria e facilidade discutidos anteriormente, optar por recursos de última geração aumenta a identificação e a sensação de confiança que seus pacientes irão desenvolver com seu espaço. 

Tudo isso agrega valor ao seu consultório ou clínica, pois sistemas informatizados passam uma imagem de profissionalismo e sofisticação que as velhas agendas de papel e cadernos de anotação não conseguem transmitir.  

Opte pela MDMED para um software completo e de confiança para gestão de clínica médica

Como dissemos, ter cuidado com os dados dos pacientes é indispensável. Além disso, é muito importante contar com um software médico online que funcione bem, sem problemas técnicos e com a assistência que você precisa.

A MDMED oferece isso e muito mais para você. Desde 1998 buscamos auxiliar clínicas e consultórios a agilizar processos e atender pacientes com qualidade e excelência. 

Para saber mais, visite nosso site, conheça os planos, recursos e solicite sua demonstração grátis!

Comentários

Seja o primeiro a comentar.

Deixe um comentário
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.