Marketing Para Médicos — Saiba Como Utilizar Essa Estratégia Na Sua Clínica!

marketing para médicos

O marketing para médicos provavelmente não é algo que os profissionais da saúde estejam familiarizados, porém é um ponto muito importante para quem gerencia a própria clínica. Afinal, um consultório não é como uma empresa comum, mas ainda assim precisa pagar despesas, funcionários, ter um fluxo de pacientes, etc.

Continue lendo o artigo para saber como as estratégias de marketing podem influenciar nessa área.

O que é o marketing para médicos?

O marketing para médicos é um conjunto de estratégias de marketing que podem ser utilizadas para facilitar a vida do profissional da saúde. Não é necessário saber de técnicas específicas de como vender mais, porém é importante saber alguns pontos para que assim seja possível atrair mais pacientes, dar mais visibilidade e credibilidade para a clínica.

Veja abaixo algumas técnicas que trazer bons resultados:

Identidade visual da clínica

Tanto no ambiente físico quanto no virtual, é interessante que a sua clínica tenha uma identidade visual definida. Ou seja, ela deve ter uma aparência e estrutura que transmite para o paciente uma mensagem que mostre o seu diferencial, gerando maior reconhecimento.

O design e o estilo devem conversar entre si e ser coerentes com todos os outros aspectos da clínica, desde as placas de identificação, cartão de visita, receituário até o site e as redes sociais. É muito importante estar no meio digital.

Branding na área da saúde

Essa estratégia de marketing para médicos beneficia tanto o profissional em si, quanto a clínica em que ele trabalha. O branding pode ajudar a tornar ambos mais conhecidos na região em que atendem. O principal objetivo não é vender os serviços (atendimentos), mas sim fortalecer a sua marca pessoal e posicionar o consultório como uma referência.

Relacionamento

E para ser essa referência na cidade, além de aspectos essenciais como ética, qualidade no atendimento e credibilidade, o médico precisa desenvolver um bom relacionamento com os pacientes, funcionários, parceiros, fornecedores e distribuidores. Isso gera mais confiança e as pessoas passam a indicar o seu serviço para outras.

Para realizar essa estratégia de marketing para médicos, você pode criar uma lista com os pacientes que atende e manter um histórico sobre essas visitas, organizar os prontuários, fazer follow up para saber como estão recentemente.

Com o consentimento e utilizando softwares adequados, você pode manter um contato frequente com eles, enviar emails com conteúdo sobre saúde, marcar novos atendimentos, mandar prescrições médicas por SMS e até por WhatsApp.

Dessa forma, você aumenta a sua autoridade no assunto e se torna mais reconhecido. Por exemplo, imagine que você é dermatologista e está utilizando essas estratégias de marketing para médicos: quando alguém reclamar de problemas de pele para um paciente seu, provavelmente a pessoa vai te recomendar.

A MDMED tem tradição e está há anos dando suporte às clínicas para que consigam oferecer um atendimento melhor e otimizado aos seus pacientes. Continue acompanhando o blog da MDMED para saber mais sobre tecnologia na medicina!

Comentários

Seja o primeiro a comentar.

Deixe um comentário
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *