O que considerar antes de contratar um sistema médico de qualidade

Confira o que considerar antes de contratar um sistema médico de qualidade

Manter uma clínica médica aberta é muito mais trabalhoso do que as pessoas podem imaginar. Essa tarefa envolve diversos aspectos importantes para a manutenção do espaço e manutenção da qualidade dos serviços prestados.

Há tarefas relacionadas à gestão administrativa, financeira, pessoal, dos fornecedores e dos equipamentos utilizados no dia a dia – assim como a criação de estratégias para a atração e fidelização de pacientes.

Tudo isso é importante para que a clínica não apenas continue funcionando, mas também se destaque entre a concorrência e tenha cada vez mais sucesso.

Contudo, dar conta de todos esses aspectos é difícil, ainda mais se não tiver o apoio de algumas ferramentas.

É o caso dos softwares de gestão médica, uma solução que visa otimizar os processos das clínicas, torná-los mais seguros e ágeis. Eles são fundamentais para ajudar os empreendedores a tomar as decisões corretas, de forma prática, assertiva e rápida.

Muitos já conhecem os sistemas médicos e até mesmo já trabalham com ele. No entanto, é normal que após algum tempo surja a necessidade de trocar de software e contratar um novo.

Por esse motivo, a seguir, abordaremos tudo que o empreendedor precisa saber antes de contratar um sistema médico de qualidade. Assim, aqueles que não contam com essa ferramenta entenderão como começar a procurá-la de forma assertiva para não se arrepender no futuro.

Da mesma forma, aqueles que desejam apenas trocar de sistema também vão entender o que procurar na nova solução para sanar suas necessidades e escolher o modelo ideal.

Acompanhe!

Como escolher um bom sistema de gestão médica

Antes de conferir nossas dicas, é importante ter em mente que esses softwares são essenciais para organizar o horário das consultas, controlar desistências de pacientes ou reagendamentos.

Além disso, o programa também é responsável por coletar informações sobre as pessoas, gerenciar o tempo de espera dos pacientes, otimizar o gerenciamento de informações e acessar relatórios de movimentações financeiras da clínica.

Outra funcionalidade desse tipo de software é anexar textos, exames, imagens e vídeos no prontuário médico do paciente, facilitando o atendimento médico. 

Eles ainda contam outras dezenas de funções importantes. O fato é que essa ferramenta torna o atendimento mais ágil e aumenta a capacidade produtiva da clínica.

Também melhora a gestão e produtividade das equipes, o que resulta em serviços mais qualificados e pacientes mais satisfeitos com a clínica. Ou seja, os softwares são grandes aliados dessas empresas e devem ser usados por todas que desejam o sucesso.

Mas é claro que todas essas vantagens só são possíveis se elas contarem com um software de qualidade. Então, além de analisar se o programa oferece essas e outras aplicações importantes, é fundamental verificar alguns outros detalhes.

Confira quais são eles!

Armazenamento na nuvem

Um dos pontos mais importantes atualmente é se o sistema para clínicas é armazenado na nuvem ou não. Caso ele tenha armazenamento local, a clínica precisa investir em computadores com alta capacidade, as instalações são mais demoradas, entre outros transtornos.

Já os softwares na nuvem são armazenados na internet e é possível acessá-los com um login e senha, de qualquer lugar, na hora que quiser. 

É uma opção mais prática e segura, dado que há várias medidas de proteção de informações.

Com esses programas, toda a equipe pode acessá-los facilmente, sem precisar instalar nada no computador ou qualquer outro problema – o que otimiza os processos, tornam as atividades mais rápidas e os colaboradores mais produtivos.

Portanto, procure por softwares médicos na nuvem

O próximo tópico também é muito importante e deve ser uma de suas prioridades, confira!

Adaptação a LGPD

A Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) é uma lei que visa tornar o armazenamento de dados pessoais e sensíveis mais seguros, evitando perdas, fraudes e ataques hackers. As empresas que não operarem de acordo com essas normas podem sofrer penalizações severas.

Sendo assim, o mais recomendado é que as clínicas procurem sistemas para clínicas médicas que já operem dentro da regularidade da LGPD, evitando multas, penalizações administrativas e outros transtornos.

Vale ressaltar que a responsabilidade sobre a aplicação de sistemas que aumentem a segurança de dados é das clínicas e não dos fornecedores de softwares médicos. Há alguns que já oferecem essa proteção, o que é um diferencial. 

Portanto, essa deve ser uma prioridade na busca por softwares médicos, já que empresas na área da saúde lidam com vários tipos de informações dos pacientes todos os dias.

Inclusive, se quiser saber mais sobre esse assunto, vale conferir nosso conteúdo sobre como ter um sistema médico adequado às novas normas LGPD.

Suporte técnico de qualidade

Outro ponto importante é o suporte técnico do sistema. É fundamental verificar se há algum tipo de suporte caso a clínica precise antes de contratar um software para clínicas novo. Afinal, isso evitará transtornos no futuro e, caso algo aconteça, tudo será resolvido o quanto antes sem que a clínica perca muito tempo com isso. 

Atualizações constantes

Por fim, é muito importante verificar se o programa pode ser atualizado conforme as novidades na área da saúde vão aparecendo. Assim, a clínica não terá que contratar outro software se sair uma nova lei, por exemplo. 

Analisar isso é uma forma de reduzir custos a longo prazo, então, preste bastante atenção.

Adquira o sistema em lugares confiáveis

Um dos fatores mais essenciais é analisar a empresa que oferece o software antes de contratá-lo para garantir que toda a experiência será positiva e a compra será vantajosa.

O software da MDMED, por exemplo, é seguro, completo e confiável. Nossa empresa está há anos neste segmento oferecendo o que há de melhor e mais especializado neste mercado.

Confira mais algumas características do nosso sistema no site e se tiver alguma dúvida, entre em contato conosco. Será um prazer atendê-lo (a)!

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