Conheça 3 melhorias para a recepção de consultório

Recepção de consultório: conheça 3 melhorias para aplicar agora mesmo!

Está pensando em novas formas de renovar a recepção de consultório? Muitos se enganam ao achar que por ser uma clínica médica, tudo deva ser branco como em um hospital. É possível trazer um toque diferente para o local para deixá-lo melhor para o paciente e para a imagem da instituição.

Acompanhe neste artigo algumas dicas para valorizar o ambiente!

Como organizar e decorar uma recepção de consultório?

Existem diversos tipos de consultórios, afinal, são muitas especialidades e públicos diferentes. Portanto, uma clínica pediátrica, por exemplo, pode ter uma decoração mais colorida e jovial do que um ginecologista. 

Pensando nisso e em outros aspectos essenciais para a organização da recepção de consultório, a MDMED reuniu algumas dicas. Veja a seguir:

1. Estilo na decoração

Por haver tantos consultórios, procure destacar o seu investindo em uma decoração personalizada. Pode usar cores neutras, mas coloque um toque de personalidade no local. 

Faça isso colocando poltronas coloridas ou então uma única parede em um tom diferente das outras, para destacar. Disponha quadros nas paredes, seguindo o estilo que você planejou.

2. Organização e limpeza

É imprescindível que a recepção de consultório seja limpa e bem organizada. Além da importância da higiene, isso evita que o paciente tenha uma má impressão do local. Se o ambiente estiver sujo, bagunçado ou barulhento, é muito provável que a pessoa não goste do atendimento e nem volte mais para a sua clínica. 

Algumas dicas práticas para manter o local apresentável são:

  • limpe diariamente para evitar acúmulo de poeira e sujeira no chão e nos objetos;
  • mantenha os móveis bem preservados, sem peças quebradas ou rasgadas;
  • coloque a mobília em pontos estratégicos para não atrapalhar o fluxo das pessoas até o balcão e as salas de atendimento. 

3. Priorize o conforto do paciente

A recepção é o local onde o paciente tem o contato inicial com a clínica, mas também é onde ele ficará esperando pelo atendimento. O ideal é a pessoa não esperar por muito tempo, mas de qualquer forma, é muito importante que o ambiente seja agradável e confortável para fidelizar os pacientes

Assim, independentemente de quantos minutos de espera, ainda assim a experiência do paciente será positiva. Veja as dicas a seguir:

  • deixe bebidas como água, café, suco ou até mesmo biscoitos disponíveis para o paciente consumir;
  • invista em assentos confortáveis;
  • tenha uma boa iluminação e aproveite a luz natural;
  • forneça a senha do wi-fi, preferencialmente de forma que todos possam ver, essa é uma ótima forma das pessoas se distraírem;
  • coloque uma TV na recepção do consultório, mesmo que em volume baixo, assim os pacientes podem prestar atenção na programação enquanto esperam;
  • livros e revistas também são bem-vindos, coloque alguns a disposição para as pessoas folhearem;
  • para os consultórios que atendem o público infantil, disponibilize alguns brinquedos ou livros para colorir.

Gostou das dicas de melhorias para recepção de consultório? Continue lendo os conteúdos da MDMED para mais informações para clínicas médicas. Confira o artigo sobre Como Fazer Atendimento Automatizado em Clínicas

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