ROI de clínicas médicas: os investimentos estão trazendo retorno?

ROI em clínicas médicas: veja se os investimentos estão trazendo retorno!

O funcionamento qualificado de uma empresa e a sua gestão financeira dependem dos investimentos de um empresário e dos resultados obtidos com essas aplicações. O ROI é uma dessas métricas, que atende a qualquer tipo de empresa, inclusive clínicas médicas.

Mas, afinal, você sabe o que é ROI e como isso pode ajudar clínicas médicas e demais negócios? Entenda neste artigo tudo sobre essa estratégia, além de como é feito o seu cálculo e outras métricas ideias para qualquer empresa.

Por isso, continue aqui e acompanhe tudo sobre o assunto! Boa leitura.

O que é ROI?

A sigla ROI surgiu por meio da expressão em inglês Return on Investment. Na tradução literal, essa métrica é o retorno de um investimento, que os empresários aplicam em sua empresa e usam como uma forma de analisar o resultado de sua estratégia.

Essa métrica pode ser aplicada em qualquer modelo de negócio, inclusive clínicas médicas. Com o investimento realizado em uma nova especialidade, por exemplo, é possível colocar a quantia gasta e fazer o cálculo para saber sobre o retorno.

Com isso, muitos médicos e donos de consultórios conseguem se administrar melhor e entender quais as formas mais indicadas para investimentos dentro de seu espaço.

Como o ROI pode ajudar em clínicas médicas?

Sim, você deve estar se perguntando: mas como o ROI pode ajudar em clínicas médicas? Logo acima demos um exemplo bastante expressivo. Mas se você ainda não está convencido, vamos mostrar outra sugestão!

Imagine que o seu consultório realiza 10 consultas por dia e ganhe um valor X diariamente. O número de pacientes está cada vez maior e você precisa contratar um novo especialista para ajudar. Por meio do acréscimo de consultas e valor pago a esse novo médico é necessário fazer o cálculo e ver se realmente está valendo a pena.

O retorno que essas consultas trazem precisa de números positivos para ser benéfico a todos. Caso esteja apenas negativando a conta da clínica, o certo é deixar essa medida de lado e voltar a como era antes – ou adotar novas formas.

Decisão de estratégias

Podemos dizer, então, que o ROI é uma excelente ferramenta para decisão de estratégias dentro de clínicas médicas. Com essa métrica é possível analisar uma série de planejamentos e colocá-las em prática para saber se está dando retorno ou não.

Caso você veja que está sendo prejudicial, é recomendável trocar de estratégia ou até mesmo deixar essa ideia de lado durante um tempo. Contudo, caso esteja sendo lucrativa, a aposta é investir cada vez mais e acompanhar esse desempenho.

É importante salientar que esses cálculos devem ser realizados frequentemente, uma vez que o mercado está em constante mudança e qualquer alteração pode interferir nos resultados. Por isso, esteja sempre em dia com as métricas.

Como calcular e interpretar o ROI em clínicas médicas?

Mas, afinal, como calcular e interpretar o ROI em clínicas médicas? Essa métrica possui uma fórmula, que você consegue medir o lucro obtido com uma estratégia junto ao investimento inicial aplicado nessa nova fase de seu consultório.

Para isso, então, pegue um lápis e um papel! Vamos mostrar como funciona o cálculo na prática com números palpáveis para essas situações.  

ROI – (lucro obtido – investimento inicial) / investimento inicial

A fórmula funciona da seguinte maneira: você precisa pegar o lucro obtido com a sua estratégia e subtrair com a quantia gasta como investimento inicial. Feito isso, faça uma divisão do valor dessa conta com o investimento inicial novamente.

Pense nos seguintes números: você obteve o lucro de 1000 reais, mas investiu apenas 200. A subtração desses valores dá 800 reais e, dividindo pelo investimento inicial de 200, calcula-se 4. Ou seja, a nossa conta é de (1000 – 200) / 200, resultando 4.

Esse número final é convertido em porcentagem, mostrando o quanto a sua clínica cresceu com o investimento e lucro obtido. Portanto, para essa situação simulada, podemos dizer que o crescimento foi de 4%.

Métricas para clínicas

Mas, não pense que somente existe essa métrica para fazer o planejamento de clínicas médicas. Outros métodos também são indicados e servem como um acréscimo na administração e organização de seu consultório.

Deve-se destacar que nem sempre é necessário fazer todos esses cálculos. Veja qual se encaixa melhor aos seus serviços e se realmente é preciso seguir essa estratégia.

NPS

A avaliação de um consultório faz parte da qualificação de seu serviço. Por isso, o modelo de métricas NPS, Net Promoter Score, é uma forma de avaliar e saber se os pacientes estão satisfeitos com o atendimento.

Em um momento qualquer, sem aviso prévio, envie uma avaliação de 0 a 10 sobre algum aspecto de sua clínica, seja atendimento, acomodação e outros, e veja quais as notas obtidas. Por meio dessa avaliação é possível traçar um planejamento e ver quais quesitos precisam de mais investimento.

CAC

O CAC, Custo de Aquisição do Cliente, é uma estratégia bastante atual, visto que ela funciona como uma forma de avaliar se o marketing de uma empresa ou até mesmo de clínicas médicas está fazendo efeito.

Para isso é necessário realizar um cálculo, que mostre o custo que cada cliente novo desse negócio teve e, dessa maneira, saber se a estratégia realmente foi lucrativa para a empresa ou se não vale a pena investir nesse método de marketing.

Conclusão

Entendemos até aqui, então, que essa métrica é uma ferramenta extremamente importante para a gestão financeira e criação de estratégias de investimento dentro de clínicas médicas. Independente de qual seja a aposta, por meio desse cálculo é possível analisar se está sendo lucrativo ou não para o consultório.

Se você gostou do assunto e quer saber mais sobre gestão financeira, desenvolvimento de softwares e demais assuntos que envolvam consultórios médicos, continue aqui e navegue pelo nosso blog!

Aproveite também e conheça os serviços oferecidos pelo MDMED Web, o seu software médico para acompanhar a evolução da tecnologia na medicina, e visite a nossa página no Facebook!

Clique aqui e saiba como melhorar a gestão, organizar e dar mais agilidade aos processos do seu consultório! 

 

Comentários

Seja o primeiro a comentar.

Deixe um comentário
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *