Entenda a importância e como ter mais praticidade na rotina de uma clínica médica para otimizar a gestão

Clinica medica

Gerir uma clínica médica impõe desafios constantes. No que se refere à rotina, podem envolver infraestrutura, tecnologia, disponibilidade de serviços e mudanças que ocorram na equipe. Em meio a tudo isso, é importante não esquecer o relacionamento com os clientes e a qualidade do atendimento.


Satisfação e reputação são atributos que se refletem na confiança. E confiança entre os pacientes e o estabelecimento proporciona maior adesão aos tratamentos.

 

No entanto, para que se atinja essa qualidade, é preciso entender como otimizar a rotina do estabelecimento e ter maior praticidade.

 

Veja as orientações que preparamos para auxiliá-lo nesse caminho:

A importância da tecnologia para uma clínica médica

Uma clínica médica depende de muitos fatores para estar em funcionamento. Ela deve observar a regulamentação dos serviços, a qualificação da equipe e as normas necessárias. Mas algo também muito importante é sua administração.

 

Nesse âmbito, a modernização de processos administrativos e a utilização de tecnologia podem facilitar o dia a dia de procedimentos burocráticos e às vezes morosos.

Um exemplo de como a tecnologia pode otimizar os processos de administração (especialmente nas áreas de recepção, secretaria e atendimento) e com isso aprimorar a rotina de toda a clínica, é o auxílio de um software de gestão médica.

 

No modelo ERP, esse software pode ser customizado para operar com as funcionalidades necessárias para que a clínica amplie sua visão e sua capacidade de gestão.

Sistemas de gestão podem melhorar a rotina de clínicas?

No que se refere à administração de clínica médica, os sistemas de gestão podem disponibilizar modelos muito mais práticos de trabalho, em vez de a administração usar apenas planilhas ou métodos de apoio manuais, como anotações em agendas.

 

Veja de que modo os sistemas de gestão podem contribuir:

 

Integração de informações 

Um software que auxilie a gestão pode colaborar para que o gestor tenha sempre acesso a informações sobre o espaço e tudo o que ocorre nele, que está agendado ou que tenha feedback e potencial ou necessidade de melhoria.

 

De maneira centralizada e organizada, ele reunirá as principais indicações sobre o status de tarefas, apoiando tomadas de decisões adequadas.

 

Organização da rotina

O sistema de gestão também é uma ferramenta importante para ajudar a organizar a rotina, liberando tempo para melhor foco.

 

É possível configurar módulos específicos para diferentes especialidades, de acordo com o que há disponível na clínica, facilitando a administração cotidiana e organização para os processos, como o agendamento de exames.

 

Telemedicina

Um sistema de gestão que tenha funcionalidades voltadas também à telemedicina pode ajudar a clínica a integrar melhor esse serviço, trazendo comodidade aos pacientes.


Controle de estoque

Controlar o estoque com mais praticidade também é uma das possibilidades ao contar com um sistema de gestão.

 

Com ele, é prático fazer o controle de entrada e saída de materiais, verificando possíveis gargalos, evitando a falta de suprimentos e facilitando a criação de relatórios de consumo de qualquer item, o que também previne compras em quantidades excessivas.

 

Gestão financeira

Com módulo que pode funcionar integrado ao TISS, padrão obrigatório entre os prestadores de serviços de saúde, um sistema de gestão pode ajudar no gerenciamento adequado e seguro da clínica.

 

Controle de faturamento, percentuais de cada tipo de procedimento e convênios, assim como relatórios com filtros por prestador e operadora, são exemplos que otimizam a gestão financeira do estabelecimento.

 

Acessibilidade

Por último, a acessibilidade para que os gestores possam acompanhar todo o cenário de informações relativas ao andamento do que é administrativo, se torna maior por meio de um software que dê suporte a esse desafio, otimizando seu tempo e capacidade de ação adequadamente.

Como o paciente enxerga essas mudanças?

Mudanças assim na rotina da clínica médica podem trazer maior praticidade, qualidade nos atendimentos e agilidade. Com isso, aumentam a satisfação dos clientes e a produtividade da equipe. 

 

Se a clínica médica estiver bem estruturada, o paciente sentirá as diferenças, recebendo um atendimento de maior qualidade, sem tempo de espera e sem erros no agendamento em datas de exames e consultas. 

 

Os principais benefícios que essa mudança traz são:

 

Agendamento online

A praticidade para agendar e gerenciar a agenda das consultas é importante para a clínica e para o paciente. Nesse sentido, ter um software de agendamento pode ajudar o estabelecimento a organizar melhor essas marcações.

 

SMS para confirmação de consulta

É possível implantar um recurso de envio de SMS aos pacientes, que sirva como lembrete

 

Esse tipo de comunicação pode ser mais efetivo, uma vez que o celular costuma estar mais ao alcance da pessoa, em vez de um telefone convencional somente.


Isso é algo que evita transtornos para ambos os lados, otimizando agendas e desocupando equipes que poderiam atender outros pacientes.

 

Um recurso desktop, além de agilizar procedimentos informatizados de diversas , oferece integração para envio de SMS para confirmação das consultas.

 

Personalização do atendimento

 

Outro ponto para a satisfação e o sucesso em uma clínica médica é a personalização do atendimento.

 

Cada paciente é único, tem seu perfil, seu histórico, suas dúvidas e até suas preferências, principalmente em função de suas rotinas diárias, impactando nos horários adequados para consultas e procedimentos.

 

Após analisar esses fatores, é possível ver que para uma clínica ter uma boa gestão é necessário organizar os processos. E também, aumentar a visualização e facilidade de gerenciamento a respeito do que acontece em sua rotina.


Nesse ponto, um software de gestão médica pode contribuir por permitir aos gestores encontrar eventuais gargalos nessa gestão, evitando perda de tempo e recursos.


Ele também pode ajudar a ter maior controle do que acontece no ambiente, intervindo para melhorias sempre que necessário. Com informações prontas e confiáveis em mãos, a respeito dos cenários da clínica, conseguem solucionar rapidamente problemas.

 

Este conteúdo te ajudou a entender como ter mais praticidade na rotina de uma clínica médica? Precisa de mais informações para saber como otimizar sua gestão? Saiba quem somos, conheça as funcionalidades do MDMED e acompanhe nossas redes.

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