Como é fazer anamnese com tecnologia avançada usando software para consultórios?

Como é fazer anamnese com tecnologia avançada usando software para consultórios?

A anamnese é um momento extremamente importante do atendimento médico.

Por meio de perguntas cuidadosas e específicas, o profissional de saúde começa a chegar aos primeiros traços de um diagnóstico e estabelecer uma relação com o paciente, o que será relevante para todo o tratamento. 

O termo anamnese vem do grego ana, que significa trazer de novo, e mnesis, memória, ou seja, trazer à tona, fazer com que o paciente se lembre de seus sintomas e relate o que está sentindo para o médico ou enfermeiro que o atende. 

Estudos indicam que, quando feita adequadamente, a anamnese tem poder de levar a até 85% do diagnóstico, deixando apenas 15% para ser verificado em exames complementares. 

É claro que essas taxas podem variar de acordo com o quadro clínico do paciente, mas é inegável o quanto o processo da primeira entrevista pode ajudar. 

Portanto, é preciso seguir técnicas corretas para realizar o questionário, seguindo as etapas de identificação – nome, idade, gênero, etc -, coleta de queixa principal, histórico de quando começaram os sintomas e histórico médico geral do paciente.

Também podem ser feitas perguntas relacionadas ao histórico familiar e hábitos do indivíduo, além de uma revisão para checar se todas as informações estão corretas e se nada foi esquecido. 

Ou seja, são muitos dados para coletar e analisar e é impossível guardar tudo de cabeça. Por isso, é preciso salvar essas informações de alguma forma e, preferencialmente, ter como acessá-las na ocasião de novas consultas. 

Por isso, o uso de um software médico é o mais recomendado pois esse tipo de programa permite que a ficha do paciente seja localizada rapidamente, além de facilitar as anotações dos sintomas.

Saiba mais sobre essa tecnologia e descubra porque você deveria investir em um sistema médico desse tipo hoje mesmo!

Software para consultórios com tecnologia de armazenamento na nuvem 

Com o cloud storage, também conhecido como armazenamento na nuvem, todas as informações inseridas no sistema são salvas automaticamente de forma externa, ou seja, independente de um dispositivo específico, o que garante a segurança dos dados. 

Portanto, ao fazer a anamnese, o profissional de saúde pode anotar os sintomas do paciente com detalhes e salvá-los para verificações futuras. 

Assim, basta procurar pelo nome ou documento do consultado para encontrar todas informações referentes a ele, não apenas sobre o quadro clínico, mas também sobre tratamentos, orientações que foram dadas, exames solicitados, resultados, etc. 

Isso permite um tratamento linear e coerente, que tem muito mais chances de entregar resultados satisfatórios e positivos para a saúde do paciente. 

Em alguns casos mais graves, cujo tratamento leva anos para ser concluído, isso é ainda mais importante, já que os profissionais de saúde podem mudar e é imprescindível que o novo responsável pelos procedimentos tenha um panorama do que já foi feito. 

Desse modo, o tempo é otimizado e os resultados são garantidos, uma vez que não é preciso começar tudo de novo quando houver troca de médico. 

Vale ressaltar que o armazenamento na nuvem é muito seguro, protegendo os dados de invasões de pessoas mal intencionadas, sem comprometer a praticidade do uso. 

Anamnese ainda mais completa

O armazenamento na nuvem também permite a anexação de arquivos de imagens ilimitadas, o que é muito relevante para alguns diagnósticos.

Assim, além dos laudos, todos os profissionais de saúde têm acesso a imagens que podem ser utilizadas de forma multidisciplinar o que, além de fornecer maior acuidade do tratamento, elimina a necessidade do paciente levar pilhas de papel de um médico para outro. 

Isso faz com que os dados referentes àquele caso sejam preservados totalmente e até mesmo permite comparações com outros pacientes que possam estar sofrendo dos mesmos males, mas que ainda se encontram na fase de diagnóstico. 

Com essas informações também é possível gerar estatísticas sobre os casos relatados e transmiti-las para a rede de saúde por meio do protocolo TISS integrado ao sistema. 

Mais uma vez, podemos perceber o quanto a tecnologia veio para facilitar e ampliar a atuação dos profissionais da saúde não apenas no tratamento de doenças, mas também no rápido diagnóstico e na busca pela cura. 

Por isso, ao adotar um sistema médico avançado, você com certeza irá garantir os melhores resultados nos tratamentos e conquistar ainda mais a confiança de seus pacientes. 

Conte com a MDMED se quiser saber mais sobre software para consultórios!

A MDMED é a melhor opção para quem busca um software de gestão médica de última geração, com recursos eficientes e tecnológicos para auxiliar o cotidiano dos profissionais da saúde e também das áreas administrativa e financeira do estabelecimento médico. 

Há mais de 20 anos, ajudamos clínicas e consultórios de pequeno, médio e grande porte a agilizar processos e atender pacientes com qualidade e excelência.

Saiba mais em nosso site, conheça os planos, recursos e faça sua demonstração grátis. Conte sempre com a MDMED!

Comentários

Seja o primeiro a comentar.

Deixe um comentário
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.