Assinatura Digital Nos Documentos e Prontuário Eletrônico – Entenda Essa Funcionalidade

Assinatura Digital Nos Documentos e Prontuário Eletrônico - Entenda Essa Funcionalidade

A assinatura digital é uma funcionalidade dos softwares de saúde que facilita muito a rotina dos consultórios médicos. Isso porque torna mais rápida a validação dos documentos, reduz os custos com papéis, já que esse tipo de certificação é usada principalmente nos prontuários eletrônicos.

Continue lendo para entender melhor todas as vantagens dessa função.

O que é um prontuário eletrônico e por que ele precisa de uma assinatura digital?

prontuário eletrônico é a versão digital do documento que os médicos utilizam para registrar as informações do histórico de saúde e tratamentos realizados nos pacientes. Mas, para que o documento tenha validade ele deve estar de acordo com a Lei 13.787/2018. Ela define as regras para o uso e armazenamento digital desses prontuários médicos, como:

  • o processo de digitalização de prontuário de paciente será realizado de forma a assegurar a integridade, a autenticidade e a confidencialidade do documento digital;
  • os métodos de digitalização devem reproduzir todas as informações contidas nos documentos originais;
  • no processo de digitalização será utilizado certificado digital emitido no âmbito da Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira (ICP-Brasil) ou outro padrão legalmente aceito.

E para que esses dados do prontuário sejam autenticados, eles precisam do certificado digital (assinatura). Utilizar esse formato em vez de registrar em documentos de papel é uma medida que gera um retorno positivo para a clínica, pois:

  • reduz custos com papel;
  • diminui a possibilidade de erros médicos e interpretação incorreta;
  • tem maior legibilidade;
  • agiliza os processos de atendimento do consultório.

Software médico com assinatura digital

Uma das funcionalidades que você encontra no MDMED, software médico que é utilizado por mais de 14 mil pessoas, é esse certificado digital. Assim, a sua clínica pode oferecer prescrição com assinatura digital, enviar as receitas por meio de SMS, tornando ainda mais prática a vida dos seus pacientes.

Isso evita deslocamentos desnecessários até o seu consultório e ajuda a manter as pessoas em casa, porque tudo é feito virtualmente, muitas vezes até a compra dos medicamentos.

software MDMED conta com uma organização por cada especialidade, sendo mais de 60 mil remédios cadastrados. Todas as informações ficam salvas em nuvem de forma segura e acessível.

Para que serve a assinatura digital?

Vamos imaginar que na sua clínica você assine (manualmente) 50 prescrições por dia. Se estivesse usando um sistema médico com o certificado digital poderia fazer o dobro dessa quantidade. Afinal, seria uma economia de tempo. E tempo é dinheiro!

Para conhecer mais sobre a digitalização dos processos da clínica, confira o artigo sobre os benefícios de um software de prescrição médica.

Comentários

Seja o primeiro a comentar.

Deixe um comentário
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *