Por que oferecer consultas online para seus pacientes?

Por que oferecer consultas online para seus pacientes

Desde o início da pandemia de covid-19 no Brasil e no mundo, em 2020, o ambiente virtual passou a fazer ainda mais parte de nosso cotidiano. 

Com o distanciamento social imposto para conter a contaminação pelo novo coronavírus, muitas atividades passaram a ser realizadas pela internet, o que pode ser percebido pela adoção cada vez maior do home office e até mesmo de consultas online

Mesmo com a retomada das atividades presenciais, impulsionada pela diminuição no número de casos e mortes por covid-19, a praticidade de se consultar com médicos de diversas modalidades sem precisar sair de casa ou do trabalho veio para ficar. 

A ideia de atender pacientes à distância não é nova, mas o exercício da telemedicina somente foi devidamente regulamentado no país – sem ser por conta de situação emergencial – em maio deste ano, com a resolução nº 2.314/2022, do Conselho Federal de Medicina (CFM).

Assim, com a determinação, fica definido que a telemedicina no Brasil consiste em prestar serviços médicos mediados por tecnologias e de comunicação, em especial, a internet. 

É claro que nem todas as especialidades médicas podem se beneficiar da prática da medicina à distância, mas é inegável que consultas online ampliam o acesso à saúde e facilitam a vida de profissionais da saúde e pacientes em todo o país. 

Por isso, vale a pena investir na modalidade e, para isso, nada melhor do que contar com um excelente sistema médico para te ajudar a prestar o melhor e mais completo atendimento aos pacientes. 

Saiba mais!

Por que investir em um software para consultas online?

Podemos listar uma série de razões que justificam porque sua clínica ou consultório deveriam adotar o sistema de consultas online o mais rápido possível.

Dentre as principais vantagens, podemos citar:

Ampliação da capacidade de atendimento 

Ao disponibilizar consultas à distância, o estabelecimento médico consegue expandir sua capacidade de atendimento. 

Para os profissionais da saúde, é uma forma de atender pacientes onde quer que estejam, sem a necessidade de deslocamentos entre uma clínica e outra. 

Para os pacientes, é a chance de se consultar com um profissional de confiança, independentemente de questões físicas ou geográficas que o impeçam de estar no horário marcado, presencialmente, no estabelecimento médico. 

Além disso, por disponibilizar históricos, prontuários, receituários e outros documentos importantes com apenas alguns clicks, o sistema médico agiliza o atendimento, economizando tempo e otimizando o horário destinado àquela consulta. 

Proximidade e fidelização do paciente

Ao adotar um sistema médico para consultas online, a clínica médica também consegue estreitar laços com seus pacientes, tornando a relação muito mais dinâmica. 

Com a agenda integrada, o paciente consegue agendar consultas e outros procedimentos – sejam online ou não – de forma prática e rápida, escolhendo dia e horário mais confortável para atendimento, sem a necessidade de perder tempo com ligações ou mensagens, por exemplo. 

Além disso, é possível configurar lembretes de consulta, que podem ser enviados por email ou SMS, reduzindo os índices de faltas e demonstrando a atenção e o cuidado da clínica com o paciente. 

Com essa melhoria na experiência do usuário, a tendência é que os níveis de satisfação com o serviço prestado também aumentem, resultando em uma fidelização que faz com que sua clínica se destaque frente aos concorrentes.

Atendimento personalizado e humanizado

Com o dia a dia corrido, infelizmente é comum que muitas pessoas deixem o cuidado com a saúde de lado. Esse quadro preocupante pode levar ao desenvolvimento de doenças silenciosas, porém muito graves. 

As consultas online, por outro lado, podem ser ferramentas importantíssimas para reduzir esses índices, já que o paciente pode se consultar rapidamente e onde quer que esteja.

Assim, é possível oferecer um atendimento personalizado, que se encaixe na agenda do paciente, unindo suas necessidades cotidianas com o cuidado com a saúde que ele precisa e merece. 

Além disso, com um software médico adequado, é possível armazenar uma quantidade enorme de informações sobre o paciente, como queixas, sintomas, medicamentos utilizados, entre outras informações, eliminando a necessidade de fazer a mesma checagem no início de cada consulta.

Parece simples, mas tudo isso contribui  para que o paciente se sinta visto e ouvido, o que é essencial para a criação de vínculos efetivos entre ele e o profissional da saúde, o que tem grande impacto positivo no atendimento, tratamento e cura. 

Realize consultas online com a MDMED!

Para oferecer uma consulta online com a mesma qualidade da modalidade presencial, conte com um software de gestão de clínicas e consultórios médicos moderno e eficiente, como o da MDMED

Nosso programa conta com diversos recursos essenciais para atendimento à distância, como plataforma para teleconsulta, prontuário e histórico com armazenamento ilimitado na nuvem.

Com o software também é possível emitir e enviar prescrições, laudos e atestados por SMS, com assinatura digital reconhecida pela ICP-Brasil, o que garante o conforto e a segurança de dados de profissionais da saúde e seus pacientes.

Para saber mais, visite nosso site e confira os planos e recursos que o sistema médico da MDMED oferece. Solicite sua demonstração e junte-se aos milhares de clientes satisfeitos do Brasil inteiro. Será um prazer atender você! mastergeehafc.com

Comentários

Seja o primeiro a comentar.

Deixe um comentário
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.