Dicas para planejar a digitalização de clínicas e consultórios médicos por meio de um sistema especializado

Como digitalizar clínicas e consultórios médicos?

Atualmente, a modernização dos processos é fundamental para empresas de todos os setores da economia, incluindo a área médica. A tecnologia está avançando cada vez mais e os empreendimentos que não acompanham, ficam para trás.

Com os consultórios e clínicas médicas não é diferente, este cenário não só é o mesmo, como há uma demanda ainda maior pela digitalização. Afinal, esses empreendimentos são de extrema importância para a população.

Além de que nas clínicas e consultórios de médicos, há um grande volume de dados, tarefas, informações e responsabilidades. Por isso, mais do que uma necessidade, a digitalização desses locais abre oportunidades de crescimento. 

Com esse processo, os processos sofrem melhorias, há um aumento de agilidade e produtividade. Ainda torna todos os procedimentos mais seguros, assertivos e sem espaço para falhas humanas – as quais acontecem naturalmente, não tem como evitar.

Gestores da área da saúde já percebem a necessidade de atualização e os benefícios que isso traz, mas muitos ainda resistem à digitalização. Outros não têm o conhecimento necessário para acompanhar o desenvolvimento tecnológico ou têm receio. 

Independentemente do motivo, fixar esforços nos processos manuais e operacionais, especialmente para a área médica, é perder pacientes, tempo e dinheiro. 

Sendo assim, se ainda está considerando a digitalização na sua clínica ou consultório, é hora de tomar uma decisão importante. Para ajudar, explicaremos o que é a digitalização, como funciona e como implementá-la.

Assim como toda inovação importante, a implementação da digitalização é repleta de desafios, ainda mais para profissionais que pouco tem contato com as tecnologias da área.

Mas não se preocupe. Com as nossas dicas, explicações e apoio profissional, a sua clínica terá acesso às ferramentas tecnológicas o quanto antes para que ela tenha ainda mais sucesso.

Acompanhe.

Digitalizar consultórios e clínicas médicas: tudo que precisa saber!

Não é nada exagerado dizer que a digitalização de clínicas e consultórios é o começo de uma grande revolução no ramo, tornando os processos mais rápidos, assertivos e muito mais seguros.

A digitalização nesses ambientes se dá pelo uso de softwares médicos de gestão que auxiliam os gestores e profissionais da área e gerenciam tudo que está acontecendo dentro da clínica de forma simples, rápida e acessível.

Por meio deles é possível analisar o financeiro da empresa, como anda a gestão dos colaboradores, a agenda do consultório, pagamento de impostos, ações de relacionamento com clientes e muito mais.

São super completos e podem ajudar os empreendedores a organizar as atividades da clínica e planejar um crescimento saudável. Com esses softwares de clínicas médicas os processos são mais rápidos, otimizados, fáceis e claros.

Em consequência, as equipes aumentam a produtividade, diminuem erros e o relacionamento com os pacientes melhores – atraindo mais clientes, recomendações positivas e lucratividade.

O único “problema” da digitalização é que para implementá-la, as clínicas e consultórios precisam de planejamento e um olhar estratégico. Não basta apenas instalar o sistema e pronto.

Para ser vantajoso, é preciso ser bem pensado e implementado com certos cuidados. Assim, o período de adaptação será mais fácil e rápido para que os benefícios comecem a aparecer o quanto antes. Confira algumas dicas!

Como implementar a digitalização?

Existem diversos desafios relacionados ao processo de digitalização, tanto por questões técnicas, de infraestrutura, elementos gerenciais, como também por questões orçamentárias.

No entanto, todo esforço vale a pena! O primeiro passo é dos gestores do local. Eles precisam mapear toda a infraestrutura tecnológica do local, isto é, entender se há algum sistema sendo utilizado, qual seria ele, a situação dos hardwares, idade dos computadores, entre outros detalhes.

Nada disso é um empecilho para a instalação de softwares médicos, porém, são informações importantes na hora de contratar um sistema de gestão médica para digitalização. 

O próximo passo é a digitalização de fato, o que mais preocupa as pessoas. Será preciso parar as atividades para essa instalação? Não! Há programas que rapidamente são instalados, alguns até mesmo na Nuvem, sem precisar mexer nos computadores em si.

Depois, a dica é definir prazos para que as transformações operacionais da clínica sejam feitas, considerando cada departamento ou atividade. A mudança deve ser aos poucos, mas com um prazo de duração para que nada fique perdido ou para trás.

Dependendo da complexidade do programa, os colaboradores precisam ser treinados. De qualquer forma, o ideal é ensiná-los a usar o software ou disponibilizar um vídeo que ensine, por exemplo, para que eles entendam como vão trabalhar dali em diante.

Assim também evita erros e retrabalho. Isso porque os processos vão mudar, o que era manual, agora será digital e tudo será mais fácil. Os documentos, por exemplo, costumam ser digitalizados para proporcionar mais flexibilidade, dinamismo e segurança para as equipes. 

Os dados dos pacientes serão armazenados online, entre outras mudanças positivas. Por fim, com a digitalização implementada, os gestores precisam ficar de olho sempre nos resultados.

Mensurar se a produtividade aumentou, se a qualidade dos serviços melhorou e outras estatísticas para acompanhar o retorno de seu investimento.

Conte com a MDMED

Vale lembrar que os softwares de gestão médica para clínicas e consultórios são  investimentos internos que, por trazerem tantos benefícios, seu uso traz até mesmo um lucro para a empresa.

Para isso, é preciso ter um software de gestão médica de qualidade, que esteja adequado às normas da LGPD e que ofereça um suporte técnico para ajudar a clínica no que for necessário. 

Ou seja, a digitalização é mais fácil, rápida e segura com a MDMED. Nosso programa é completo, armazenado na nuvem, não ocupa espaço nos computadores e muito mais.

Para saber mais sobre o nosso software  médico MDMED, entre em contato conosco ou acesse o site!

Comentários

Seja o primeiro a comentar.

Deixe um comentário
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.