Vantagens da radiologia digital no atendimento ao paciente

radiologia digital

A radiologia digital é uma realidade que já vem trazendo grandes benefícios às equipes de diagnóstico e ao paciente. Já ouviu falar deles?

Com a tecnologia crescendo e entrando em vários setores, seu uso a serviço da Medicina é cada vez mais comum. 

Não só para dar agilidade a diversos processos, mas principalmente para aprimorá-los e trazer mais segurança e acuracidade.

Nesse sentido, entre as técnicas inovadoras que impactam a área médica e o atendimento ao paciente, a radiologia digital, ou raio-x digital se destaca justamente por trazer maior qualidade ao trabalho e também por facilitar a gestão. 

Diferentemente do raio-x convencional, embora se baseie nos mesmos princípios de emissão de raios-x, o digital tem uma captura e processamento melhor da imagem.

Além disso, por utilizar aparelhos específicos, reduz o índice de radiação usada.

Para explicar melhor, a diferença entre as técnicas consiste na utilização de equipamentos digitais no aperfeiçoamento da investigação, o que permite também, por meio dessa maior tecnologia, criar armazenamento de imagens e apoiar as equipes de diagnóstico.

Essa modernização da técnica traz benefícios tanto para o paciente quanto para a clínica.

Que tal conferir melhor abaixo sobre as vantagens?

Vantagens da radiologia digital

Aprofundando nas vantagens e especificidades da radiologia digital, é importante lembrar que ela faz parte da transformação digital na saúde.

Sendo assim, oferece:

Melhor custo x benefício

A redução de recursos e custos é evidente.

Quando falamos da radiologia convencional, nos referimos a um método de emitir imagens por meio de placas. Depois disso, essas placas passam por um processo de revelação (similarmente às fotos) para impressão e visualização.

Esse processo requer mais recursos e custos, que são os filmes radiográficos utilizados nesse processo de “materialização” da imagem.

Na radiologia digital, esse processo todo é otimizado. Hoje em dias, as imagens feitas durante um exame são enviadas em modo digital, utilizando placas eletrônicas.

Essa possibilidade reduz a utilização de placas convencionais e representa maior simplicidade para operacionalização dos processos. Além é claro de significar uma vantagem técnica em termos de manutenção e eventuais indisponibilidades do sistema.

Maior qualidade na imagem

Outro ponto muito importante da radiologia digital e um dos principais é maior qualidade na imagem.

Por trabalhar com tecnologia digital, essa técnica tem melhor definição de detalhes, o que permite maior precisão no exame também.

Essa qualidade superior também proporciona a possibilidade de ampliação de imagens e melhores ajustes no contraste.

Assim, se houver algum detalhe que o profissional queira observar melhor, há facilidade para que isso seja feito.

O diagnostico também é mais correto, pois com maior possibilidade de verificação e detalhamento, se tem maior certeza do que é visto.

Resultado mais ágil e maior rapidez nos atendimentos 

Em seguida, soma-se a isso maior agilidade na realização dos procedimentos. Desse modo, o paciente consegue ter seu diagnóstico mais rápido, o que permite acelerar o agendamento de consultas.

Muitas vezes, o próprio médico que está fazendo o exame consegue ter acompanhamento maior em tempo real.

Isso contribui para que mais informações sejam disponibilizadas a respeito do quadro mais rapidamente, agilizando todo o processo de tratamento.

Segurança e sustentabilidade 

Além de maior confiança na realização dos exames, a radiologia digital representa comodidades tanto para o paciente quanto para as clínicas que oferecem esse serviço.

Essa possibilidade, junto a um software de gestão, por exemplo, e funcionalidades como prontuário médico eletrônico, permitem o armazenamento de imagens, com otimização dos dados sobre o histórico de cada paciente atendido.

Mais segurança para o estabelecimento médico e para os próprios pacientes, que ficam com todos esses dados devidamente guardados e prontos para serem acessados sempre que precisar, sem perda de informações importantes e anteriores.

Tudo isso facilita na hora que o profissional que irá atendê-lo precisar consultar o que lhe aconteceu ou checar.

Uma consequência positiva da redução de recursos também é a diminuição do descarte de impressões desnecessárias. Esses itens muitas vezes vão para as mãos dos pacientes, que depois de um tempo não sabem o que fazer com o material.

Além disso, como as placas eletrônicas possuem maior sensibilidade, a quantidade de radiação necessária é menor. 

Tecnologia e modernização para a área médica

Assim como outros recursos informatizados como prescrição digital (que pode ser facilitada também por meio da certificação digital para médicos), contar com a radiologia digital significa ter a tecnologia como aliada dessa área tão importante, modernizando os processos.

Isso aumenta a capacidade de a clínica oferecer um atendimento diferenciado, estando sempre conectada às principais evoluções do segmento.

Diferenças entre os tipos de radiologia digital

Um aspecto, por conclusão, que é muito relevante entender também sobre radiologia digital, principalmente por quem está pensando em investir na tecnologia, é a diferença entre os conceitos de raio-x digital direto e indireto.

Para facilitar, trazemos a seguir:

  • Raio-x digital direto: a imagem é obtida por meio de um sensor.
  • Raio-x digital indireto: captura dos raios se dá por uma placa de fósforo, que precisa ser escaneada para envio ao computador.

Portanto, no momento de adquirir a melhor tecnologia para seu consultório, vale consultar junto ao fabricante qual o método usado.

Por fim, é importante entender que em um mundo cada vez mais informatizado, é importante que as clínicas encontrem constantemente soluções para aprimorar seus ambientes e oferecer melhor atendimento a seus clientes.

Otimizar a gestão e os resultados da clínica é uma desafio que passa, impreterivelmente, pela busca por atualizações, informações e ferramentas, como a prescrição médica online, que permitam ampliar o potencial de gerir e disponibilizar serviços cada vez mais integrados e assertivos para seu público.

Que tal acompanhar nossas redes para continuar ficando sempre por dentro de novidades e assuntos importantes do setor? E aproveite também para conhecer mais sobre a nossa solução de software para clínicas e consultórios, para te auxiliar em sua gestão! 

Comentários

Seja o primeiro a comentar.

Deixe um comentário
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *