Como escolher um sistema para clínica médica?

Como escolher um sistema para clínica médica

A gestão médica é uma tarefa que exige bastante atenção. Afinal, estamos falando da saúde de pessoas que depositam sua confiança na clínica ou consultório, então é preciso cuidado com as informações coletadas.

Se você atua em um estabelecimento desse tipo, seja como profissional de saúde ou no setor administrativo, já deve ter percebido que são muitos os dados a serem geridos.

Alguns dos exemplos mais importantes de informações são cadastros de pacientes, prontuários, históricos, além de dados sobre o financeiro, estoque de insumos, etc, e um software para clínica médica pode ser extremamente útil para facilitar esse processo. 

Mas como escolher o sistema ideal? Confira algumas dicas sobre o que deve ser observado antes de assinar o serviço.

Como funciona um sistema para clínica médica?

Os softwares de gestão médica funcionam, basicamente, por meio de coleta e armazenamento de dados. 

Geralmente o profissional responsável pela recepção solicita os dados principais do paciente – nome, data de nascimento, número de documentos, entre outros -, os insere no sistema e faz atualizações quando necessário.

Atualmente, existem versões muito mais modernas do que esse mecanismo, como o software de gestão médica da MDMED, que é extremamente completo e eficiente.

Com ele, além dos dados cadastrais, é possível inserir informações sobre o histórico do paciente, prontuário, fluxo de caixa do consultório, informações de pagamentos de funcionários, entre outros. 

Além de tudo isso, o software médico da MDMED trabalha com armazenamento na nuvem, o que também o torna mais seguro. 

Com esse modelo, os dados ficam seguros, uma vez que há restrição de acesso e, como o armazenamento não depende de um dispositivo físico, não existe risco de perda causada por danos ou furtos ao aparelho. 

Abaixo, você encontra mais algumas informações sobre o que o programa ideal deve ter para ser completo e atender a todas as suas necessidades. Veja:

Tecnologia a serviço da saúde

Quanto mais completo o sistema médico, melhor.

Atualmente, existem muitos recursos tecnológicos que atuam a favor da saúde, facilitando e agilizando interações e processos que, em outros tempos, precisariam ser feitos de forma mais burocrática e essencialmente presencial.

Alguns exemplos do que a MDMED oferece são:

  • Agendamento on-line pelo paciente – facilidade para marcar consultas, exames e procedimentos de forma prática e rápida;
  • Pré-atendimentos – agilidade no atendimento e melhor organização de filas de espera;
  • Busca por filtros  – prontuários e históricos podem ser acessados rapidamente, com busca por filtros específicos que facilitam a visualização ;
  • Plataforma para telemedicina – adequação para que essa modalidade da medicina, cada vez mais popular, seja feita com a mesma qualidade de uma consulta presencial; 
  • Prescrições médicas e atestados com assinatura por SMS – elimina o uso de papéis e promove discrição, já que apenas o paciente tem acesso aos documentos;
  • Busca por CID, medicamentos e medicamentos manipulados – dá ainda mais segurança para o profissional da saúde que precisa prescrever medicações específicas para seu paciente ou informar o motivo da consulta em declarações oficiais;
  • Controle de fluxo de caixa, repasses e recebimentos recorrentes – auxilia na organização do financeiro do estabelecimento, garantindo que entradas e saídas de dinheiro sejam devidamente contabilizadas.

Esses são apenas alguns itens oferecidos pelo nosso sistema e você pode conferir muitos outros mais em nosso site. 

Praticidade e humanização

Diferente de sistemas mais rudimentares, um software médico com todos esses recursos torna o cotidiano da clínica médica muito mais prático e seguro, sem chances de confusão de prontuários, históricos, erros financeiros, entre outros.

Assim, todos os funcionários, da recepção aos profissionais de saúde, podem se dedicar com mais afinco a proporcionar um atendimento cuidadoso e humanizado, uma vez que sua atenção pode ser totalmente voltada para o paciente. 

Além disso, ao ter acesso rápido a todas as informações de tratamento e/ou acompanhamento de casos específicos, o médico consegue entender melhor a realidade e dores do paciente, o que resulta em um contato mais próximo e personalizado. 

Segurança

E por último, mas não menos importante, é indispensável que o sistema para clínica médica escolhido seja seguro. Afinal, estamos tratando de dados importantíssimos, que não podem ser acessados indevidamente por pessoas mal intencionadas. 

As consequências de um vazamento de dados são inúmeras, como possibilidade de golpes, fraudes, constrangimentos e até mesmo sanções legais e perda de credibilidade de quem, ainda que acidentalmente, tenha permitido essa invasão.

Por isso, é importante ter a certeza de que o sistema médico escolhido está preparado para barrar essas ações criminosas e, assim, proteger pacientes, consultórios e clínicas.

O software da MDMED garante essa segurança para o consultório e seus pacientes. Todas as funcionalidades do programa estão de acordo com a Lei Geral de Proteção de Dados, que assegura a inviolabilidade das informações, então pode confiar!

Vai contratar um sistema para clínica médica? Opte pelos serviços da MDMED! 

Há mais de 20 anos, nossa empresa se dedica a fornecer o que há de mais novo em tecnologia para clínicas e consultórios, com objetivo de ajudá-los a proporcionar atendimento personalizado e de excelência. 

Para mais informações, acesse nosso site e confira todos os planos e recursos disponíveis. Peça também sua demonstração grátis para comprovar os benefícios que o nosso sistema para clínica médica oferece.

Em caso de dúvidas, entre em contato com nosso atendimento. Será um prazer atender você!

Comentários

Seja o primeiro a comentar.

Deixe um comentário
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.