Software médico para infectologistas: quais os diferenciais necessários para essa especialidade?

Software médico para infectologistas: quais os diferenciais necessários?

É inegável a importância que os profissionais de saúde tiveram durante a pandemia de covid-19 no Brasil e no mundo. 

Médicos, enfermeiros, auxiliares e muitos outros foram os responsáveis por salvar milhões de vidas e dar o máximo conforto possível aos doentes e suas famílias.

Uma das especialidades médicas mais buscadas neste momento foram os infectologistas. Esses profissionais trabalham com doenças causadas por vírus, bactérias, fungos e outros microorganismos que infectam os seres humanos. 

Além do tratamento, do acompanhamento da evolução da doença e do caminho para a cura, esses profissionais – que têm seu dia celebrado em 11 de abril – são indispensáveis para a conscientização sobre formas de evitar esses parasitas. 

Mais do que a valorização dos infectologistas, a pandemia de coronavírus também nos mostrou o quanto a gestão de dados médicos é importante para entendermos o panorama da saúde pública no país. 

Todos os dias, recebemos notícias sobre a quantidade de novos casos de covid-19, mortes, número de vacinados com a primeira, segunda e doses de reforço, entre outros.

Esse acompanhamento só é possível pois dados são coletados a todo momento por hospitais e profissionais da saúde, o que não é possível de ser feito sem o auxílio de sistemas médicos específicos. 

Mesmo em situações de normalidade, sem que haja uma pandemia em andamento, o controle dessas informações é muito importante.

Além da relevância para o macro, um bom infectologista maneja esses dados para ter um acompanhamento adequado de seus próprios pacientes e, assim, saber como tratá-los corretamente e qual tem sido sua evolução. 

Veja quais são as principais vantagens de adotar um software de gestão médica para clínicas e consultórios de infectologia:

Software médico com histórico e prontuários acessíveis e claros

É fato: clínicas e consultórios que adotam recursos tecnológicos para aprimorar o atendimento aos pacientes são mais atrativos e valorizados.

Para além dessa primeira impressão positiva, estabelecimentos médicos que adotam sistemas de gestão médica conseguem oferecer atendimento mais ágil e especializado, pois organizam os dados e os disponibilizam de forma rápida e prática.

Com apenas alguns clicks, todos os colaboradores podem acessar a ficha individual de cada paciente, o que otimiza o agendamento de consultas, remarcações e acesso a dados dos tratamentos e evolução clínica. 

Desse modo, pode-se evitar confusões e erros que comprometem a credibilidade da clínica, do médico e a melhora do indivíduo submetido a consultas e procedimentos médicos variados.

Mais proximidade e atendimento humanizado

A agilidade que citamos no primeiro tópico também tem influência na relação médico/paciente.

Os infectologistas, mais do que o conhecimento sobre doenças parasitárias, tratam de questões muito pessoais e íntimas de seus pacientes, passando pelos âmbitos sexual, emocional, social e até mesmo psiquiátrico, uma vez que essas condições médicas afetam todas as áreas.

Por isso, é importante que o paciente confie no profissional responsável por seu tratamento, para que possa colaborar durante as consultas e ser sincero sobre sintomas e reações adversas que possa ter.

Além do mais, o profissional da saúde não pode confiar estritamente em sua memória para lembrar de todos os pacientes, então ter acesso a esses dados no momento da consulta faz toda a diferença.

E como os softwares médicos mais modernos podem ser acessados à distância, o médico infectologista pode acessar esses prontuários em diversos horários, mesmo que não esteja na clínica, se dedicando a estudar os quadros e encontrar os melhores tratamentos. 

Segurança dos dados 

Para que esse acesso remoto seja seguro e ocorra sem interceptações e invasões, é preciso ter a certeza de que o sistema médico é seguro e confiável. 

O software de gestão médica da MDMED está adequado à Lei Geral de Proteção de Dados, que visa impedir violações de dados dos cidadãos para que não haja vazamentos que prejudiquem sua privacidade. 

Assim, embora o acesso seja simples para os colaboradores da clínica, hospital ou consultório, ele estará protegido contra ataques, trazendo mais tranquilidade para você e para seus pacientes. 

Com toda essa tecnologia envolvida, o programa médico também está de acordo com nossa realidade tecnológica, oferecendo agenda integrada para agendamento de consultas pelos pacientes, assinatura digital, telemedicina, entre outras vantagens. 

Conheça melhor o software médico da MDMED!

No site da MDMED você encontra ainda mais informações sobre os planos e recursos disponíveis. Também é possível solicitar demonstração grátis para avaliar todos os benefícios que o software oferece. 

Há mais de 20 anos a MDMED se dedica a acompanhar a evolução tecnológica para que clínicas e consultórios médicos possam agilizar processos e atender pacientes com ainda mais qualidade e excelência. 

Faça sua assinatura e se junte aos milhares de pacientes satisfeitos no Brasil inteiro.

Comentários

Seja o primeiro a comentar.

Deixe um comentário
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.