Software médico na nuvem: entenda o que é e como funciona

Software médico na nuvem: entenda o que é e como funciona

Nuvem. Há algum tempo, essa palavra deixou de simbolizar as pequenas gotas de água que formam desenhos esbranquiçados no céu para fazer parte do nosso cotidiano tecnológico. 

Mas o que é a nuvem e como ela funciona?

Esse nome foi dado a sistemas de armazenamento de dados diretamente na internet, sem a necessidade de um dispositivo físico, como um pendrive, hd externo, entre outros. 

Essa tecnologia se popularizou com o iCloud e com o Google Drive, dois dos mais utilizados sistemas de cloud storage. Atualmente, tanto pessoas físicas quanto empresas utilizam os armazenamentos em nuvem para gerenciar documentos e dados.

Outra facilidade da nuvem é o compartilhamento instantâneo desses dados e informações com quem você quiser por meio de links ou liberação de acesso remoto. Com isso, baixar, editar e visualizar arquivos entre várias ficou muito mais fácil. 

Em empresas e no ambiente escolar, os benefícios do uso da nuvem são facilmente reconhecidos, mas você sabia que eles também podem ajudar muito no gerenciamento da sua clínica ou consultório?

Se você é profissional da saúde proprietário ou pessoa que atua no setor administrativo de um espaço desses, já deve ter percebido o quão difícil é gerenciar dados de todos os pacientes vigentes e também dos que já passaram por você.

Afinal, ao realizar um novo cadastro, é preciso recolher nome, endereço, informações de contato, dados de pagamento, diagnóstico, última consulta, agendamentos futuros, dados de tratamento e muitas outras informações. 

Fora isso, existem os dados de gestão interna da clínica, como fluxo de caixa, controle de estoque, de funcionários, entre outros.

Como estamos tratando de saúde, é ainda mais importante gerir esses dados com cuidado e responsabilidade para que não surjam problemas que prejudiquem o atendimento dessas pessoas e a qualidade do seu negócio. 

Saiba mais com a MDMED!

Como funciona o software médico?

Os softwares de gestão médica não são novidade. Eles foram adotados gradualmente, com a passagem de dados e da agenda de clínicas e consultórios de cadernos e agendas de papel para modelos eletrônicos. 

São muitos os benefícios que o uso de um sistema médico desse tipo traz para a clínica ou consultório que o adota. Mais praticidade para o dia-a-dia, clareza nas informações e fácil acesso são alguns dos que podemos citar em uma simples análise. 

Entretanto, alguns modelos de softwares de gestão adotados nos últimos anos estão defasados e precisam ser atualizados.

O principal problema dos programas mais antigos é a necessidade de estarem atrelados a uma máquina específica. Ou seja, com eles, você fica preso a um computador ou a uma rede deles para acessar as informações dos pacientes e da clínica.

Com um software médico na nuvem, isso não ocorre. 

Justamente por funcionar usando a nuvem de armazenamento, esse tipo de software médico pode ser acessado em qualquer dispositivo, mesmo fora da clínica. 

Isso é muito prático porque alguns imprevistos podem acontecer e atrapalhar muito sua organização. Se o computador queimar, for invadido por um vírus, furtado ou algo do tipo, é muito fácil resolver o problema: basta logar em outro local.

Outros benefícios do sistema para clínicas e consultórios

O software de gestão médica da MDMED está completamente adaptado e preparado para a realidade tecnológica e conectada em que vivemos.

Além de acesso aos dados dos pacientes, com ele você consegue organizar todos esses prontuários e relatórios de tratamento e diagnóstico de forma que serão facilmente encontrados quando necessário. 

Há também a agenda integrada, na qual todos podem acompanhar o cronograma de atividades dos profissionais, fazer agendamentos, cancelamentos e remarcações, de forma prática, bastante visual e intuitiva. 

Por meio dele, também é possível exercer funções da telemedicina, que se popularizou muito durante a pandemia. Prescrições médicas, agendamento on-line e assinatura digital também estão disponíveis. 

Nosso software médico está adequado às diretrizes da Lei Geral de Proteção de Dados, que protege e regulamenta os dados dos cidadãos para que não haja vazamentos que violem a privacidade. Assim, seus pacientes estarão seguros e você também!

Conheça mais da MDMED: aqui tem o melhor software para clínicas e consultórios!

Visite nosso site, conheça os planos, recursos e solicite sua demonstração grátis!

Há mais de 20 anos a MDMED atua para que clínicas e consultórios médicos possam agilizar processos e atender pacientes com ainda mais qualidade e excelência. 

Com planejamento e olhar atento à evolução tecnológica, ajudamos você a encontrar as melhores soluções em sistemas para clínicas.

Nossos clientes estão espalhados pelo Brasil inteiro, o que nos dá ainda mais experiência para enxergar suas necessidades e dificuldades. Nada melhor do que a opinião deles mesmos para ajudar você a decidir. 

 Conte com a MDMED. Será um prazer atender você!

Comentários

Seja o primeiro a comentar.

Deixe um comentário
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.