Telediagnóstico: saiba como funciona e quais são os benefícios dessa modalidade

telediagnóstico

Apesar de hoje a tecnologia e a comunicação ganharem mais força em todas as áreas, foi por volta dos anos 70 que o telediagnóstico começou a ter seus principais contornos.

O telediagnóstico representa a quebra de barreiras geográficas, permitindo que os pacientes tenham acesso à expertise de mais profissionais.

Mesmo que estejam longe fisicamente, tais profissionais, podem apoiar a análise de quadros e emitir opiniões que contribuem para a efetividade dos tratamentos.

Com a situação vivenciada hoje em função de uma pandemia, a telemedicina como um todo ganhou evidência. Porém, essa prática vai além de algo que minimiza riscos para os pacientes devido ao risco de contaminação.

O telediagnóstico traz maior acessibilidade da população aos serviços de saúde. Para isso, utiliza diversas tecnologias, as quais funcionam como alicerce para sua realização.

Entenda melhor o que ele significa, como funciona e os benefícios desta modalidade:

O que é telediagnóstico?

Para que você entenda o que é telediagnóstico, primeiro precisa compreendê-lo como apoio, como suporte a um diagnóstico.

Ele precisa ser feito por profissionais competentes para isso, com a tecnologia e o nível de informação adequados. Porém, não se trata necessariamente de diagnosticar à distância, em substituição a um atendimento presencial. 

Mas sim um método que deve ser feito em conjunto de acordo com cada situação específica, nas condições médicas necessárias. O objetivo é somar experiência e sempre oferecer um serviço de qualidade.

O telediagnóstico é o compartilhamento, dentro dos limites da tecnologia adequada, de imagens em alta resolução entre profissionais especialistas para verificação conjunta do quadro, a fim de emitir laudos seguros e extremamente confiáveis.

Atualmente, é feita com apoio da nuvem e de aparelhos digitais e softwares modernos, já criados com essa finalidade.

Como surgiu o telediagnóstico?

Os relatos dos primeiros usos de vídeo analógico com função médica começam a ocorrer nos anos de 1970 nos EUA.

Na Europa a transmissão de dados para diagnóstico começa a ocorrer nessa mesma época, principalmente para contornar as baixas temperaturas da estação, que dificultavam o atendimento presencial. Uma das iniciativas que se destacou veio da Itália, a tele-ECG na Universidade de Roma foi considerado um marco para a área.

Avançamos um pouco no tempo e em 1990 as redes digitais começaram a se popularizar no cenário da tecnologia. A partir disso, a telemedicina e o telediagnóstico ganham novas possibilidades.

Podemos destacar que a última grande evolução do telediagnóstico foi causada graças a computação na nuvem nos anos 2000. Essa forma de armazenamento de dados facilitou ainda mais o compartilhamento de informações dos pacientes entre os médicos.

Quais as vantagens do telediagnóstico?

Agora que você entendeu como a modalidade funciona, e que assim como a telemedicina em geral precisa de boas práticas, é o momento de citar os benefícios que ela traz. 

Agilidade e segurança em resultados de exames

Com o telediagnóstico, imagens e informações podem ser compartilhadas com muito mais fluidez e com especialistas de diversas áreas.Desse modo, os resultados e laudos de exames podem ser emitidos com mais qualidade, velocidade e confiabilidade.

A segurança dos dados também é maior, visto que por nuvem, usando softwares adequados, estão mais protegidos do que fisicamente, meio pelo qual poderiam sofrer avarias, danos ou até mesmo perdas.

Assim, o acesso a imagens e pontos necessários para a emissão de avaliações de especialistas, que poderiam demorar horas ou mesmo dias em função do transporte, se tornam imediatos. 

Redução de custos

Por permitir o compartilhamento via sistemas em nuvem, a realização de exames via telediagnóstico possuem custos menores e até mais segurança em relação à necessidade de envios de imagens em documentos físicos para que outros especialistas analisem.

Obviamente existe um investimento em relação a compra de um software adequado para o contato entre os especialistas médicos, porém esse custo ainda seria infinitamente menor do que o envio pelo correio de um grande número de exames entre os profissionais. 

Aumento na qualidade da imagem e diagnóstico

Resultados com melhor qualidade de imagem são possíveis por meio de equipamentos digitais de alta resolução e performance.

Com isso, a qualidade do diagnóstico aumenta, uma vez que as imagens são captadas com alta qualidade, permitindo boa visualização de todos os detalhes.

Maior área de cobertura

Outro benefício do telediagnóstico é a maior área de cobertura que ele oferece.

Além de permitir que mais pacientes possam ter acesso a serviços de qualidade, mesmo à distância, o telediagnóstico também proporciona o atendimento por profissionais de diversas áreas.

Isso beneficia pacientes e equipes. Pois, usa a tecnologia para atender demandas de maneira mais assertiva, assim como já ocorre com teleconsultas, por exemplo.

Elencando essas explicações, características e vantagens, entende-se que o surgimento do telediagnóstico causou transformações muito positivas na área da saúde.

Sua utilização possibilitou alcançar maior número de pessoas com serviços de qualidade.

Mesmo que sua adesão seja ainda gradual, o telediagnóstico está atingindo uma quantidade cada vez mais expressiva de pacientes.

Hoje o atendimento de qualidade à distância, tendo maiores oportunidades de ter acesso a opiniões, laudos e orientações necessárias não é mais um sonho, é uma realidade que chega a todos que precisam graças a tecnologia.

Conseguiu entender melhor como funciona o telediagnóstico e quais seus benefícios? Sua clínica se sente preparada em termos de tecnologia para conduzir essas mudanças? Veja quem somos e como nossos serviços podem ajudar.

Baixe o nosso e-book gratuito e saiba como a Tecnologia Pode Ser Uma Grande Aliada das Clínicas e Consultórios

E fique à vontade para acompanhar nossas redes e ter mais informações importantes para sua gestão sempre.

Comentários

Seja o primeiro a comentar.

Deixe um comentário
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *