Uma série de inovações tecnológicas vem otimizando processos e facilitando a rotina dos profissionais da saúde. Dentre as principais novidades, podemos citar o cloud computing, ou computação em nuvem na saúde, um sistema mais eficiente para armazenar os dados manejados em clínicas e consultórios.

A tecnologia está presente nos melhores CRMs médicos e, embora usada há algum tempo, ainda gera dúvidas em usuários.

É o seu caso? Então, lá vai uma ótima notícia: essas dúvidas acabam hoje e agora! Neste artigo, apresentamos os benefícios da computação em nuvem na saúde e como esse sistema é aplicado na área. Siga a leitura!

Benefícios da computação em nuvem na saúde 

A computação em nuvem pode ser muito vantajosa para quem gerencia clínicas e consultórios médicos. Os principais ganhos que a tecnologia proporciona é aumentar a facilidade no dia a dia, tornando o ambiente mais seguro e moderno. 

É por isso que o cloud computing está mudando a forma de administrar as empresas médicas. 

A seguir, veja sete benefícios da computação em nuvem na saúde e decida se essa tecnologia pode ser útil também no seu trabalho.

1. Aumento da eficiência

A computação em nuvem pode facilitar variados processos, em especial aqueles mais burocráticos. 

Resultado? Os médicos podem se dedicar ao que mais importa: atender seus pacientes com atenção e qualidade.

A eficiência aumenta, porque os sistemas em nuvem deixam as informações importantes mais acessíveis. Com isso, o tempo que era usado para encontrar os arquivos de trabalho reduz significativamente.

Quando o histórico médico dos pacientes — o famoso prontuário — fica disponível para o médico em qualquer aparelho que se conecta à internet, o atendimento ganha profissionalização e toda a gestão é otimizada.

2. Segurança das informações

Outro benefício da computação em nuvem na saúde é na segurança dos arquivos. 

Quando os documentos da clínica são guardados em arquivos físicos, é muito fácil perdê-los ou cometer falhas na comunicação.

Os sistemas que atendem aos preceitos do Conselho Federal de Medicina (CFM) solucionam esse tipo de problema e aumentam a segurança dos dados, com alto nível de proteção.

A nuvem pode ser considerada um dos ambientes mais seguros para armazenar informações, por isso, é utilizada por clínicas e outras empresas, inclusive para guardar dados financeiros.

3. Integração de dados

A integração de dados é outro recurso importante. Quando o profissional da saúde demora para achar o prontuário do paciente, por exemplo, todo o atendimento pode ser defasado.

Você não quer se esquecer quais remédios foram receitados a um paciente, não é mesmo?

Ter as informações precisas em mãos, rapidamente, é muito importante em uma consulta.

Isso é possível quando todos os documentos estão disponíveis na nuvem e podem ser acessados de forma simples por toda equipe. 

As clínicas que utilizam a computação em nuvem na saúde conseguem integrar os dados mais importantes, como o histórico, os agendamentos e as receitas, além de acessá-los em poucos cliques.

É uma mudança de paradigma, que oferece uma visão 360° da clínica e ajuda a aperfeiçoar o atendimento.

4. Mais capacidade tecnológica

Alguns gestores não apostam em inovações tecnológicas por causa do custo e do tamanho de certos equipamentos. A computação em nuvem acabou com esse problema. 

As ferramentas estão no meio online e são acessadas pelo computador, ou seja, não há mais desculpa para a sua clínica ter as melhores soluções.

E, se algum problema surgir justamente naquele horário crucial e de mais movimento na clínica, não precisa entrar em desespero.

Os melhores sistemas de computação em nuvem na saúde têm suporte técnico remoto e podem corrigir os danos de forma bastante ágil.

5. Redução de custo operacional

Sabe por que a demanda por computação em nuvem está crescendo? Por causa do investimento em infraestrutura de TI desse tipo de solução, que é muito mais baixo.

Nem todas as clínicas podem manter as despesas das antigas soluções com servidores e redes dedicadas. Mas, com a nuvem, é possível escalonar o investimento, ou seja, a empresa contrata a capacidade necessária e paga somente o que utiliza.

O custo operacional é bem menor do que a compra de máquinas robustas e que, na maioria dos casos, são subaproveitadas e exigem sucessivas manutenções.

6. Mais capacidade de armazenamento

Um dos maiores desafios das clínicas, até aqui, era o gerenciamento de documentos eletrônicos e o armazenamento de arquivos pesados — em especial com imagens.

A acessibilidade desses materiais era precária e, para abri-los, os profissionais da clínica perdiam preciosos minutos.

Isso acontecia porque os servidores locais têm limite de espaço. A computação em nuvem, por sua vez, é mais flexível, atendendo melhor às necessidades da clínica.

7. Flexibilidade no atendimento médico

Até pouco tempo, os médicos só conseguiam tirar dúvidas dos pacientes se estivessem nas dependências da clínica, ou se carregassem os arquivos para todo lugar. 

Hoje, é possível acessar tais dados quando e onde quiser, desde que seja utilizado um dispositivo conectado à internet.

Essa é uma novidade que flexibiliza o atendimento médico e torna a realização de algumas tarefas muito mais ágil.

A importância de investir na computação em nuvem

Você busca uma alternativa para trazer comodidade, agilidade e praticidade ao dia a dia na clínica? Todos esses benefícios estão  presentes em um sistema de computação em nuvem na saúde.

Chegou a hora de simplificar, para sempre, a rotina de atendimento, modernizar a clínica e adaptá-la aos novos tempos. 

Tudo isso é possível se você fizer o investimento certo em tecnologia e nas inovações que ditam as regras do jogo nesse momento.

Como explicamos, neste artigo, a computação em nuvem integra e protege dados, otimiza diversas demandas e pode aumentar a satisfação dos pacientes. Em consequência disso, a rentabilidade da empresa tende a melhorar.

E então, será que é a hora de estabelecer um novo padrão de atendimento? Se a resposta é sim, você já sabe a qual ferramenta recorrer! 

Se precisar de ajuda, entre em contato. O MDMED WEB é a computação em nuvem capaz de mudar a história da sua clínica, conferindo um novo padrão de excelência.