Uma da tarefas mais importantes em uma clínica é pedir a confirmação do paciente para a consulta. No geral, existem dois métodos: SMS e WhatsApp. As duas ferramentas são usadas na confirmação de consultas, mas cada uma tem o seu preço e forma de ser. Neste artigo, queremos fazer alguns alertas em relação às duas soluções, pois um mercado ilegal também se constituiu e os médicos devem ficar cientes.

Isso mesmo! Muitas empresas oferecem a opção de SMS mais barata, mas que não funciona corretamente para confirmar consultas. No caso da solução com envio para WhatsApp, também existe uma opção mais barata, porém, ilegal.

Quem gerencia uma clínica sabe que o paciente pode faltar a consulta por diversos motivos. Por isso, a confirmação da consulta é tão importante. No entanto, considerando a rotina pesada das clínicas, às vezes, não sobra tempo para fazer uma simples ligação e pedir a confirmação da consulta. É aí que soluções como o SMS e o WhatsApp se encaixam.

Quer evitar espaços ociosos na agenda e proteger os rendimentos da clínica? Siga a leitura e entenda como adotar uma solução confiável e que realmente vai ajudar sua instituição.

Cuidados importantes na confirmação de consultas

Tanto o envio de mensagem por WhatsApp, quanto por SMS podem ser usados na confirmação de consultas. O procedimento de disparo do SMS pode ser automatizado, evitando que alguém precise dedicar tempo cumprindo a tarefa. No entanto, você precisa de alguns cuidados ao adotar ambas as soluções.

O primeiro ponto de atenção é que alguns sistemas estão oferecendo a opção de confirmação de consulta por WhatsApp de forma ilegal. Só existe um jeito de prestar esse serviço, que é usar o WhatsApp oficial. O custo não é tão barato, ficando em torno de 20 a 25 centavos por mensagem.

O que algumas empresas estão fazendo é piratear o serviço, repassando um preço mais baixo para os seus clientes. No entanto, essa prática é totalmente ilegal e as clínicas e hospitais que utilizarem tal serviço podem ter problemas na justiça.

O sistema para confirmação de consultas oficial do WhatsApp tem valor inacessível e menos viável comercialmente. Isso se justifica, porque a ferramenta é totalmente diferente do WhatsApp como conhecemos.

As empresas com software pirata cobram 5 a 7 centavos por mensagem, mas não trabalham nos parâmetros da lei. Por isso, não arrisque! Se ouvir falar em mensagem de WhatsApp com preço tão baixo, você pode estar adotando um sistema fraudulento.

Cuidados na confirmação por SMS

As soluções que utilizam o envio por SMS servem exclusivamente para a confirmação da consulta. Não é possível iniciar uma conversa, no entanto, cumpre a função de confirmar a consulta. O paciente recebe a mensagem que informa o dia e horário e confirma se vai ou não receber o atendimento.

O recurso de confirmação por SMS é vinculado ao software de gestão da clínica. O preço do envio fica na faixa dos 12 centavos por mensagem, ou seja, metade do valor pago no WhatsApp oficial. Mas o envio por SMS também exige cuidados.

Existe uma solução que é usada para campanhas de marketing, cuja entrega não é tão garantida. A entrega do SMS correto para confirmação de consulta é de 99%, ou seja, o paciente vai receber a mensagem que precisa para ir ou não ao consultório.

O SMS para marketing, no entanto, possui uma entrega de 70%. A ferramenta é mais barata: 2 a 4 centavos por mensagem. Por isso, em vez de vender o serviço de SMS correto, algumas empresas comercializam o SMS para marketing. Atraídos pelo baixo custo, os gestores de clínica compram a solução, mas cuidado, a mensagem de confirmação pode não ser entregue a muitos pacientes.

A eficiência do envio por SMS

A confirmação de consultas por SMS chega no celular do paciente. Se o médico manda a confirmação e o paciente não recebe, como no caso do SMS para marketing, a ferramenta simplesmente não tem utilidade. Sendo assim, atenção, não adote serviços ilegais e ineficientes para a sua clínica.

O SMS tem custo baixo e o envio pode ser automatizado. Em menos de um minuto, as recepcionistas fazem o envio e ficam livres para atender os pacientes na sala de espera com atenção e calma.

A maioria dos pacientes, atualmente, possui celular e pode receber o SMS. Na pior das hipóteses, se o aparelho estiver fora de área ou desligado na hora do envio, a mensagem será entregue assim que o sinal for restabelecido.

Dessa forma, a confirmação de consultas por SMS é o modelo mais acessível, eficiente e com o melhor custo-benefício do mercado. Por isso, fuja das soluções ruins e evite os problemas que elas trazem a reboque.

O futuro

A fim de melhor atender seus clientes, o MDMED deve oferecer, em breve, a solução de confirmação de consultas por meio do WhatsApp. A medida vem para atender a solicitação de muitos profissionais, no entanto, será oferecida a ferramenta oficial e legal. Dessa forma, as clínicas e hospitais que podem pagar pela solução oficial do WhatsApp terão a ferramenta disponível, mas com preço real de mercado. 

É muito importante se cercar de todos os cuidados na escolha de soluções para a sua clínica. De fato, preço é um aspecto importante, mas não pode ser o único fator a ser considerado nesse tipo de aquisição.

Quando a clínica opta por soluções olhando apenas para o preço, podem acontecer situações como as que descrevemos no artigo. Ou sua clínica terá um sistema ilegal, ou um que não atende a necessidade. Resultado? A economia de curto prazo se transforma em prejuízo no longo.

Está pensando em um consultório moderno, que faz a confirmação de consultas de forma eficiente e mais acessível? Então, você procura uma solução para mandar um SMS direto no celular dos pacientes.

Gostou da leitura? Você pode ler diversos conteúdos para melhorar a gestão da sua clínica no blog do MDMED. São diversas soluções para o setor a fim de otimizar o atendimento, fazê-lo à distância e, claro, garantir a presença do paciente na data marcada. Continue navegando e até a próxima!