Buscando uma maneira de promover uma gestão mais eficiente da sua clínica? Gostaria de entregar mais valor aos pacientes? Então você precisa de um CRM médico. Esses sistemas são desenvolvidos para auxiliar médicos, secretárias, recepcionistas e demais profissionais a desempenharem importantes tarefas nas rotina de um clínica.

Mas sabem quem, realmente, se beneficia com as melhorias no atendimento? O paciente!

Entre as características que fazem do CRM médico uma importante ferramenta no dia a dia de uma clínica, está sua capacidade para centralizar informações, armazenar dados corretamente, reduzir o uso de documentos físicos e permitir o compartilhamento simultâneo dos dados de atendimento.

CRM é a sigla do termo em inglês “Customer Relationship Management”, que em português significa “Gestão de Relacionamento com o Cliente”. Os CRMs são utilizados para melhorar o relacionamento com clientes, identificando e considerando suas necessidades.

Para conhecer os benefícios de um CRM na sua clínica e entender por que e como esse sistema pode otimizar o atendimento, siga a leitura!

Diferenciais de um CRM médico

O MDMED atua desde 1998 desenvolvendo soluções informatizadas e sistemas médicos. Hoje, queremos falar a você dos recursos que um CRM médico pode oferecer na prática.

Depois, fica a seu critério analisar a aquisição dessa ferramenta no seu consultório. As vantagens e funcionalidades do CRM do MDMED são inúmeras, então, vamos focar naquelas que os médicos mais utilizam. Veja a seguir!

Ficha clínica personalizada

Uma das principais características de um CRM médico é a forma como os médicos passam a gerenciar as informações dos pacientes. O sistema MDMED possui tela multi-tarefas, design moderno e intuitivo. Exibe os compromissos do dia na agenda e registra o tempo de espera do paciente.

Na ficha clínica personalizada do MDMED, é possível fazer o registro completo dos pacientes. Desde o diagnóstico, até a evolução do quadro clínico, à conduta e procedimentos necessários. A emissão de receitas pode ser feita em 4 modos:

  • Personalizada,
  • Modo padrão,
  • Especial em 2 vias,
  • Formato digital.

O CRM médico do MDMED faz também a emissão de atestados, orientações e laudos com ou sem imagem. Possui chat interno para contato com secretarias e outros médicos. Você também terá acesso a tabelas de procedimentos (AMB, CBHPM, TUSS, PRÓPRIAS), CID-10 e medicamentos.

Confirmação por SMS com resposta

Um dos principais desafios na gestão de uma clínica é quando um paciente falta a consulta. Você sabia que isso pode acontecer por que eles simplesmente se esquecem a data marcada para o exame? Um CRM médico pode resolver esse tipo de problema.

A confirmação da consulta por SMS ajuda, ainda, a reduzir os gastos da clínica com telefone. O recurso otimiza o atendimento, pois ligações para os pacientes tiram muito tempo das secretarias. Utilizando o CRM, elas ficam mais livres para o atendimento.

Para facilitar os lembretes, é possível cadastrar mensagens padrão. Você pode programar o envio, determinando data e hora para soltar a mensagem. No MDMED, é possível saber se o paciente recebeu o aviso. Por fim, a resposta do paciente chega diretamente na agenda.

TISS - Faturamento avançado

Você sente que a gestão financeira e a Troca de Informação em Saúde Suplementar (TISS) da clínica podem melhorar? Então, o CRM médico da MDMED é uma solução pertinente a sua realidade.

Nosso sistema mostra as contas a pagar, a receber e todo o fluxo de caixa. Permite o controle de faturamento de consultas e procedimentos necessários, com diversos relatórios. Estatísticas de faturamento e convênios com gráficos e porcentagens também estão entre as funcionalidades do nosso CRM.

O Módulo TISS é completo, com diversas configurações que facilitam e automatizam o preenchimento de guias. Você poderá gerar e abrir relatórios de faturamento com filtros por prestador, paciente, procedimentos e convênios dos pacientes.

Campos personalizados

No campo de cadastro do paciente, o CRM médico do MDMED se diferencia mais uma vez. O sistema possui campos com informações padrão, como nome, endereço, profissão e convênio do paciente, dentre outros, e oferece um recurso muito útil: a criação de campos extras no cadastro de pacientes, de acordo as necessidades da clínica.

A inclusão de novos campos pode fomentar relatórios e servir para o cruzamento de informações importantes. Eles podem ser utilizados como filtros e revelar estatísticas para a clínica.

Por exemplo, você poderá criar um campo “tipo de sanguíneo” e alimentar as informações de seus pacientes para saber posteriormente a quantidade de pacientes com determinada característica.

Laudos médicos profissionais

Os laudos do CRM médico do MDMED ajudam a modernizar o atendimento na clínica. Você terá acesso a mais alta qualidade profissional, capturando imagens e vídeos diretamente do MDMED (disponível apenas para a versão desktop). Depois, pode editar e marcar as imagens. Os pacientes, por sua vez, podem ver os laudos entrando no site. O sistema também possui as seguintes funcionalidades:

  • Ampliar as imagens para melhorar a visualização;
  • Acessar um banco geral com imagens de referência;
  • Visualizar fotos e vídeos gravados, com apresentação em slides;
  • Comparar “antes e depois” do atendimento, com sequências de imagens.

Na hora de criar e emitir os laudos, o médico escolher se quer personalizar os modelos e usar imagens na horizontal, na vertical, abaixo ou acima dos textos. Os cabeçalhos e rodapés também podem ser diferentes, ou seja, a montagem dos laudos na sua clínica será feita com a sua marca.

Segurança e controle de acessos

Na parte administrativa, o CRM do MDMED é seguro e confiável. Isso porque dispõe de um recurso para controle de acessos, configuração de permissões e registro de todas ações executadas pelos usuários.

A opção de auditoria interna e as senhas criptografadas também aumentam a segurança das informações em nosso sistema. O painel de controle tem suporte, atualizações e ferramentas de manutenção. Estatísticas dos pacientes, convênios, dados clínicos e faturamento também estão entre os recursos do CRM médico da nossa empresa.

A importância do sistema na gestão da clínica

Além de melhorar a satisfação dos pacientes e maximizar o desempenho da sua clínica, um CRM médico vai contribuir na gestão da clínica. A geração e acesso a relatórios dos pacientes podem servir para embasar novas estratégias na clínica.

A possibilidade do envio de SMS em detrimento as ligações para os pacientes confirmarem as consultas reduz gastos com telefone e as faltas nos exames, otimizando os horários da clínica.

Por todos os benefícios que apresentamos neste texto, você deve estar convencido da importância de um CRM médico na sua clínica. Se ainda não está, que tal experimentar o CRM do MDMED e medir os resultados dessa implementação? Nós temos certeza que seus pacientes vão demonstrar no olhar e no sorriso, a satisfação no atendimento.