Os gestores de clínicas e consultórios médicos devem identificar as principais necessidades da empresa e analisar os recursos que os softwares disponíveis oferecem antes de contratar esses serviços. Resolvemos ajudar e, nesse texto, mostramos o que precisa ter no melhor software de consultório médico.

A clínica precisa reduzir erros no agendamento? Melhorar o atendimento? Ou precisa de um recurso que ajude na gestão financeira? Essas questões também são fundamentais na escolha do melhor software de consultório médico. 

E parabéns pela iniciativa! Sua clínica vai crescer! Mesmo que a empresa seja nova, ou mais experiente, o fato de você buscar a tecnologia para a gestão e rotinas do negócio, indica sua abertura para novas soluções em prol do crescimento do negócio. Boa leitura!

Os quesitos do melhor software para consultórios médicos

Um software médico deve facilitar o dia a dia na clínica, então, seu uso deve ser intuitivo. A ideia é ganhar e não perder tempo. Muitos são os quesitos presentes nos diferentes softwares para consultórios médicos, como a possibilidade de uso offline e a acessibilidade em aparelhos celulares. A seguir, veja os quesitos do melhor software de consultório médico.

Segurança avançada

Na época dos papéis, você tinha que se preocupar um pouco mais com a segurança dos documentos da clínica médica. Essa preocupação pode ficar no passado e a necessidade dos arquivos físicos também. No melhor software de consultórios médicos, as informações são armazenadas em total segurança na nuvem.

Adeus às chaves e cadeados. Quem entra em cena, agora, protegendo os dados dos pacientes, é a criptografia dos sistemas para gestão das clínicas.

Utilizando esse recurso, você pode definir os níveis de segurança e quem terá acesso às diferentes informações da clínica, desde os dados dos pacientes, aos relatórios e estatísticas da empresa.

Atendimento personalizado

Personalização é um elemento chave no atendimento ao cliente. No caso das clínicas de saúde, também é importante, demonstrando a importância de cada pessoa que vem receber tratamento.

Quando foi a última vez que você conseguiu oferecer um atendimento diferenciado? Utilizando o melhor software de consultórios médicos, a personalização pode se tornar praxe. Com ele, é possível configurar os modelos de atendimento como desejar e, na tela de atendimento, pode selecionar o que mais se adequa ao paciente.

Prescrição digital

Agilidade e praticidade também estão presentes nos sistemas que ajudam os médicos no dia a dia. A prescrição digital é uma das maiores provas disso. Para os profissionais, significa comodidade, porque podem prescrever em qualquer local com internet, mesmo fora da clínica, e redução de custos, pois o uso de papel é dispensado. 

Os pacientes também terão acesso garantido ao tratamento correto e acabam as dificuldades para entender a letra do médico, um problema que atrapalhava a prescrição manuscrita.

Armazenamento em nuvem

Existem softwares que funcionam instalados em um servidor local e outros com armazenamento em nuvem. Por isso, você deve entender bem as necessidades que procura sanar, contratando esse tipo de serviço. 

No software em nuvem, você consegue acessar os arquivos da clínica, com login e senha, estando em qualquer lugar com internet disponível. Essa funcionalidade facilita bastante a troca e compartilhamento de informações dos pacientes e os profissionais conseguem atuar além das imediações da clínica sempre que preciso.

Integração e suporte da empresa

O melhor software para consultórios médicos oferece suporte de ponta a ponta nas principais demandas de gestão e operação da clínica. 

Para isso, possuem recursos e funções de gestão por meio da integração, como agenda, gerenciador de tarefas e de finanças. Assim, o médico que administra a clínica controla a receita e pode estabelecer metas para redução dos custos operacionais.

A integração com a agenda, por exemplo, faz que as equipes sejam avisadas sempre que algum compromisso está próximo, ou precisa ser adiado.

E o suporte é garantido. Se tiver qualquer dificuldade, o que é raro no melhores sistemas, pois são intuitivos, você receberá ajuda para trabalhar com toda tranquilidade no atendimento. Quem ganha é o paciente, que sempre receberá a merecida atenção, antes, durante e depois das consultas.

Diferenciais disponíveis nos melhores softwares

Os melhores softwares para a gestão de clínicas permitem o compartilhamento de prontuários de forma segura. Você também pode buscar remédios em uma base ampla e sempre atualizada para emitir receitas rapidamente.

Personalização também é uma marca. Você decide quais informações adicionais precisa incluir no cadastro do paciente. Pode criar campos, editar seus modelos, definir a ordem e as seções. Tudo muito flexível.

Opções práticas para controle financeiro também estão disponíveis. Nos sistemas em nuvem, o backup é automático. Desenvolvido com alta tecnologia, o melhor software de consultórios médicos oferece esses e outros recursos exclusivos.

A implantação de um sistema em nuvem na clínica

Passo 1 - É feita a coleta de informações e são identificadas as necessidades da empresa. O sistema é configurado para fazer uma migração de dados. 

Passo 2 - Depois vem a instalação do sistema.

Passo 3 - É a migração dos dados. Nesta fase, o banco de dados do atual sistema é copiado e começa a migração dos dados atualizados. 

Passo 4 - A fase de treinamento dos usuários. Alguém que domina a ferramenta ensina sobre o seu funcionamento e pode tirar dúvidas, ou o próprio site ensina quando a ferramenta é intuitiva. 

Passo 5 - Nesse momento, ocorre a validação da migração de dados.

Passo 6 - Acompanhamento local depois da instalação. Os técnicos da ferramenta verificam se tudo está funcionando bem.

Passo 7 - Transição para atendimento. Após o fim da implantação, a empresa assume o controle da ferramenta, podendo acionar o suporte para pedir ajuda.

Por que as clínicas devem investir em um software

Em linhas gerais, um software para clínicas médicas pode suprir todas suas necessidades e trazer melhorias para a gestão. A rotina agitada dos profissionais de saúde exige a utilização de recursos tecnológicos para organizar e gerenciar a clínica. 


Otimizar o atendimento também é um ganho, por isso, escolha o melhor software de consultórios médicos e aumente a satisfação dos pacientes. Depois, basta monitorar as melhorias nos resultados. Sua clínica vai decolar!