A pandemia de COVID-19 transformou 2020 em um ano totalmente diferente. Além das crises sanitária e econômica, o coronavírus trouxe mudanças avassaladoras e antecipou tendências. Uma delas é o atendimento por teleconsultas, que trouxe a reboque a necessidade de fazer a migração de software de gestão de clínica. Esta é uma realidade no seu consultório? Também precisa migrar do sistema local para a web? Então, siga a leitura. 

A telemedicina e o atendimento à distância são fundamentais em meio à pandemia. Enquanto houver risco de sair de casa, esta circunstância deve permanecer inalterada. Sendo assim, o melhor é atualizar seu sistema.

Como funciona a migração de software de gestão de clínica

Os sistemas utilizados por clínicas médicas estão evoluindo com o passar do tempo. Hoje, um sistema online consegue ter os mesmos recursos que o programa instalado no computador, ou seja, sistemas locais. Em alguns casos, o sistema em nuvem é até melhor.

Então, se você decidiu fazer a migração de software de gestão de clínica, uma equipe ou um profissional vai acessar os dados do sistema atual. O trabalho começa na extração dos dados da base original. Os especialistas mais qualificados estão aptos a pegar informação de quaisquer sistemas.

Em seguida, é feita a cópia dos dados e eles são levados para o novo sistema na web. É importante ressaltar que nem todas as informações migram. Aquelas relativas a faturamento, por exemplo, não são copiadas. No entanto, os melhores sistemas têm gestão financeira, que pode ser feita, normalmente, depois que o novo sistema estiver funcionando.

O processo para migração de software de gestão de clínica é complexo para leigos. No entanto, é feito com facilidade por empresas e profissionais com expertise nesse trabalho. Algumas organizações surgiram exatamente para trabalhos como este e têm os devidos cuidados, afinal, a clínica não pode perder o histórico do paciente na migração de software.

No procedimento, o cadastro do paciente e o histórico têm que migrar. Ou seja, os dados sobre a evolução da doença do paciente, em hipótese alguma, serão perdidos. Em alguns casos, também é possível fazer a conversão da agenda.

O que é importante na migração do sistema para clínica

É preciso cautela na migração de dados da clínicas, consultórios e hospitais. Se você vai autorizar essa mudança na sua instituição, certifique-se de adotar alguns cuidados. Veja!

Segurança

A principal questão, em termos de segurança na, migração de software de gestão de clínica é garantir que os dados sejam conservados. As informações da sua clínica não devem ser apagadas no banco de dados original. O que o profissional habilitado faz é copiá-los. Ou seja, os dados ainda ficam disponíveis no software usado atualmente.

Volume de dados 

A quantidade de dados que migra também é um ponto importante. Sabe por quê? Pelo simples fato de que não há limite. Mesmo que o sistema antigo esteja em uso há muitos anos, é possível migrar para a nuvem sem perder nenhuma informação dos pacientes.

O registro de atendimento é um dos bens mais valiosos da clínica. Por isso, a migração de software de gestão de clínica é segura e abrange todos os níveis de informação relacionados ao atendimento.

Por que migrar de software médico?

Além de saber como funciona e o que levar em consideração, é importante saber quando fazer a migração de software. Alguns aspectos podem apontar se chegou a hora de levar o sistema da sua clínica para a nuvem. Confira!

Software atual não faz diferença

Se o software não traz nenhuma contribuição para melhorar o desempenho na clínica, ele está ultrapassado. Um bom software médico ajuda a aumentar a produtividade, otimizando tarefas. Ele também pode fazer sua instituição alcançar novos patamares e os melhores sistemas garantem:

  • automatização de tarefas;
  • dados precisos dos pacientes;
  • agendamento online feito pelo paciente;
  • teleconsulta com prescrição digital;
  • financeiro completo.

Software apresentando travamento

O software da sua clínica está travando e as telas fecham sozinhas, atrapalhando o atendimento? Esses também são sinais de que o sistema ficou obsoleto. Se está enfrentando esse tipo de problema, considere fazer a migração de software de gestão de clínica. O bom funcionamento do sistema é indispensável para a clínica. Se a ferramenta apresenta falha, todo o atendimento é prejudicado.

Agendamento online

O sistema atual não permite que o paciente agende suas consultas online, da própria casa? Então, ele está desatualizado e você precisa fazer a migração de software de gestão de clínica. Sobretudo na pandemia, quando o deslocamento não é indicado, a não ser em situações de extrema necessidade, esse recurso é muito importante. O paciente tem mais autonomia para definir a data do atendimento e não põe a saúde em risco.

Acesso remoto

A migração também pode ser interessante para possibilitar o trabalho remoto, outro fator crucial durante a pandemia. Uma vez disponíveis na nuvem, os dados dos pacientes podem ser acessados e compartilhados pelo médico, mesmo fora da clínica, bastando que ele se conecte à internet. O médico também ganha mais autonomia para o trabalho e pode usar aparelhos desktop, tablets, notebooks e até smartphones.

Para que migração de software de gestão de clínica seja um total sucesso, falta um detalhe. Você precisa escolher um software com todos os recursos para suprir as necessidades de gestão.

O MDMED WEB é a ferramenta que você procura! Criado por uma empresa com mais de 20 anos de mercado, hoje é um dos sistemas mais usados no Brasil, com ampla estrutura de atendimento e recursos estratégicos aos profissionais. Ou seja, sua clínica pode oferecer as funcionalidades mais importantes para os pacientes neste momento com a ajuda do mesmo parceiro.

O sistema em nuvem do MDMED WEB tem agendamento online, prescrição digital, teleconsulta, prontuário e histórico na mesma tela, aplicativo MDMED foto, três modos de visualização da agenda e relatório financeiro completo.

Sim, a sua empresa pode se sintonizar às tendências de 2020 e oferecer o atendimento mais moderno possível. Para isso, você só precisa apertar o botão e iniciar a migração do software de gestão da clínica.