A prescrição médica online possibilita a criação, transmissão e preenchimento de uma receita médica no formato digital. Tudo acontece por meio de um software e o recurso também é conhecido como prontuário eletrônico. Além de substituir a prescrição feita em papel, nesse modelo, é possível que médicos, farmacêuticos ou profissionais de enfermagem façam novas prescrições ou autorizem renovações.

Na prescrição eletrônica, os profissionais enviam uma receita digital livre de interpretação errônea e mais compreensível a provedores de serviços de saúde, farmacêuticos e pacientes. O documento é muito mais legível e tem assinatura digital do profissional de saúde.

A prescrição médica online vem para diminuir os riscos que as receitas tradicionais, em papel, podem trazer ao paciente, mas vai muito além disso. Quer saber mais sobre essa novidade tecnológica que beneficia médicos e pacientes? Siga a leitura!

A importância da prescrição médica online

A prescrição médica online encerra a trajetória dos arquivos físicos enormes e, principalmente, dos erros de prescrição. Resultado: A clínica passa a atender melhor e recebe menos reclamações dos pacientes.

O envio e recebimento da prescrição médica digital tornam o fluxo de trabalho e as práticas em consultórios e clínicas mais ágeis, por isso, a novidade é muito importante no setor.

A prescrição eletrônica veio para ajudar a reduzir a papelada e os erros que aconteciam nas anotações escritas à mão. Uma mudança que também ajuda a poupar tempo e dinheiro, beneficiando a todos, em especial os pacientes, que se sentem mais satisfeitos e confiantes nos seus tratamentos.

As vantagens do prontuário eletrônico para médicos e pacientes

A prescrição médica online é a forma mais segura para lidar com as receitas, beneficiando todos os lados. Segundo uma verificação do Instituto de Pesquisa e Pós-Graduação para o Mercado Farmacêutico, 75% dos consultados querem a implantação das receitas médicas digitais.

O levantamento ouviu mais de 2 mil pessoas em 129 cidades brasileiras em todas as regiões. O resultado não surpreende, afinal, além de trazer um padrão às receitas, o prontuário digital oferece inúmeros benefícios.

A seguir, veja de que forma o prontuário eletrônico contribui na melhoria do atendimento e trabalho nas clínicas e consultórios médicos.

Prático

O primeiro grande benefício, sem dúvidas, é a praticidade que esse tipo de receita traz. O paciente é o que mais ganha, pois não precisa mais carregar um papel para retirar seus medicamentos na farmácia. Agora, ele pode receber o arquivo no celular e apresentar o documento online.

Seguro

Outra questão importante é a segurança da prescrição médica eletrônica. Vale lembrar: as informações da clínica devem ser salvas, ficar acessíveis e sempre seguras. 

A prescrição eletrônica atende aos requisitos do Programa Nacional de Segurança do Paciente (PNSP), criado pelo Ministério da Saúde para gerenciamento de riscos, prevenção de falhas e melhorias na comunicação em unidades de saúde. Além disso, previne erros nas recomendações, não dando margem para interpretações equivocadas. Ou seja, o paciente recebe o tratamento eficaz, indicado pelo profissional.

Adequado

Outro aspecto importante é armazenamento das informações do paciente. Para atender o que especifica o Conselho Federal de Medicina, as informações devem ser protegidas, evitando que terceiros acessem dados sensíveis e confidenciais. Por isso, nesses sistemas, as informações podem ser vistas somente depois de um login, uso de senhas e outras formas de verificação.

Moderno

Muitas tecnologias que facilitam o trabalho estão disponíveis no mercado. As ferramentas que fazem o prontuário eletrônico acabam trazendo um ar moderno às clínicas. Os melhores sistemas são organizados por especialidade e têm mais de 60 mil medicamentos cadastrados. No fim da consulta, o médico não entrega diversos papéis que acabam no fundo da bolsa, ou do bolso. Ele manda um link, via SMS, para o paciente. Pronto! A pessoa que precisa do tratamento tem uma versão digital da receita.

Tendência

É muito oportuno que o conteúdo da receita médica possa ser visualizado em um clique, ainda mais em tempos de pandemia, quando soluções como a telemedicina passam de tendência para realidade. Se o paciente pode falar com o médico usando o celular, por que não receber suas receitas também pela via digital? O prontuário eletrônico acompanha as mudanças que acontecem no mundo.

Legível

Alguns até fazem piada com letra de médico, mas as dificuldades para entender a prescrição feita por alguns profissionais é um problema comum e pode levar a resultados desastrosos. Quando o paciente consome doses inadequadas de um remédio, ele está suscetível a riscos, por isso, a prescrição médica online acaba sendo ainda mais vantajosa, pois evita esse tipo de situação.

Sem rasura

Uma receita médica é válida quando não tem rasura. No dia a dia, entretanto, é difícil não rabiscar pequenos erros na receita, ainda mais no caso daqueles profissionais com rotina cheia. Na prescrição médica online, não é preciso se preocupar com rasuras, pois elas não existem quando se usa o computador.

Novidades sobre a legislação do prontuário eletrônico

Um novo passo foi dado pelo Conselho Federal de Medicina (CFM), o Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI) e o Conselho Federal de Farmácia (CFF) no que diz respeito a emissão de atestados ou receitas médicas digitais. Essas entidades lançaram um site validador de prescrições e atestados para que os médicos brasileiros possam atuar, com segurança, nos serviços de telemedicina.

O site vai auxiliar no atendimento à distância e na relação entre médico, paciente e farmacêutico, consolidando a possibilidade de o paciente receber prescrições via celular e ter o documento conferido pelo farmacêutico via plataforma de prescrição.

O médico pode fazer downloads de modelos de prescrições e atestados, além de preencher e assinar o documento no formato digital. 

A fim de atender às exigências legais, o médico tem que usar assinatura eletrônica, ou seja, possuir os certificados e liberações obtidos por meio da Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira (ICP-Brasil).

E, então, o que acha de ter o prontuário eletrônico, um dos mais importantes recursos no setor, para melhorar o atendimento na sua clínica ou consultório médico?