Você também aguardava o dia em que as máquinas estariam desenvolvidas a ponto de nos auxiliar na execução das tarefas? Esse momento chegou trazendo ferramentas e suporte a empresas de diversos segmentos, inclusive hospitais, clínicas e laboratórios. Em tempos de pandemia, automatizar alguns procedimentos em clínica médica pode ser bastante vantajoso, tanto para quem oferece o atendimento, quanto para o paciente, que vai recebê-lo.

Agendas de papel com os horários das consultas, prontuários e receitas preenchidos à mão são métodos do passado. Seja facilitando a rotina, ou ajudando a evitar pequenos erros, todas as ferramentas usadas para automatizar e otimizar os processos nas clínicas são bem-vindas.

E você, quer saber quais práticas podem ser automatizadas? Siga a leitura para conhecer e decidir quais alternativas pode trazer à sua clínica, modernizando e otimizando diversas frentes: atendimento, agendamento, prescrição e até o financeiro.

Dicas para automatizar procedimentos em clínica médica

A rotina em uma clínica médica pode ser bastante cansativa - e até estressante - se não houver organização. Em medicina, perder tempo pode custar vidas, então, melhor contar com a tecnologia presente em softwares e até na computação em nuvem para agilizar algumas atividades. 

Nos tópicos, a seguir, temos dicas de procedimentos em clínicas médicas que podem ser automatizados e fazer sua instituição acompanhar a evolução dos tempos. Veja!

Envie laudos de forma online

A medicina está em sintonia com o avanço da tecnologia, um entrelaçamento que faz a diferença na vida de médicos e pacientes. Graças a essa união, é possível automatizar procedimentos em clínicas médicas, atender de forma remota, de qualquer lugar com internet, e emitir o laudo para o paciente por meio do site.

Usando tecnologia para clínicas médicas, médicos conseguem personalizar os laudos com qualidade profissional. Nos melhores softwares, é viável até capturar imagens e vídeos diretamente no sistema, fazer edições e anotações nas imagens e acessar relatórios referentes aos laudos emitidos.

As soluções que se destacam permitem que o médico utilize o zoom para melhorar a visualização e possuem, ainda, um banco com imagens de referência. A automatização, aqui, está no fato de a ferramenta permitir que o médico personalize vários modelos de laudos, tornando a montagem deles muito mais ágil.

Inove com a telemedicina

A pandemia do novo coronavírus fez a telemedicina ratificar sua previsão como tendência na área de saúde em 2020. Mais do que isso, a alternativa da teleconsulta é outro procedimento em uma clínica médica que pode ser automatizado.

Funciona da seguinte forma: primeiramente o paciente é agendado para atendimento via telemedicina e isso fica registrado com um ícone na agenda. Em seguida, o paciente recebe um e-mail automático com termo de aceite, instruções para o dia da consulta e opções de pagamento.

É o sistema quem garante a presença do médico e do paciente na teleconsulta, que acontece tal qual uma chamada de vídeo nas redes sociais. É a tecnologia quem resolve a dificuldade de aproximação ocasionada pelo necessário isolamento social.

Ofereça prescrição digital

Em meio à pandemia, a prescrição digital é mais um ponto para as clínicas que valorizam o uso de tecnologia. Agora, o médico pode enviar receitas por SMS ao paciente, bastando regularizar sua assinatura digital.

Também é possível automatizar os procedimentos na clínica médica usando sistemas para prescrição com mais de 60 mil medicamentos cadastrados. Nenhum ser humano é capaz de conhecer a exata composição de milhares de medicamentos, mas um sistema, sim.

Use o prontuário eletrônico

O prontuário do paciente é um dos documentos mais utilizados nos consultórios. Atualmente, o histórico dos pacientes da clínica podem ser armazenados no mesmo sistema, permitindo que os médicos acessem exames e tratamentos anteriores do paciente.

Nos melhores sistemas, o médico tem o layout perfeito para ver prontuário e histórico na mesma tela, acessando as informações necessárias em segundos. O médico também consegue pesquisar termos dentro do prontuário de forma ágil, eficiente e organizada. 

Aplicativos com acesso direto ao paciente que está em atendimento permitem que o médico tire fotos usando o celular e vincule novas imagens, automaticamente, na ficha do paciente.

As montanhas de papel gerando bagunça nas clínicas estão com os dias contados. Além disso, o extravio desse tipo de documento e a perda de informações importantes do paciente não acontece no meio eletrônico.

Permita o agendamento online

Quando a tecnologia está em benefício das empresas de saúde, as informações do paciente podem ser acessadas e disponibilizadas via internet. Os aplicativos entram em ação ampliando as possibilidades de uso e os celulares também “começam a trabalhar”.

O resultado de tudo isso é que o paciente ganha um atendimento de acordo com os novos tempos. A automatização de procedimentos em clínicas médicas permite que alguns serviços dispensem ligações e a necessidade de presença física do paciente. Agora, se o paciente encontra vazios na agenda do especialista que precisa, no site da clínica, ele pode - de forma bastante prática - solicitar atendimento.

Melhore a gestão financeira da clínica

Sua clínica precisa de uma mãozinha com as informações referentes ao fluxo de caixa? A solução, mais uma vez, pode ser tecnológica. Usando sistemas específicos, o médico aplica de forma automatizada praticamente todas as informações para lançar as contas em aberto. 

Ele também pode visualizar os relatórios usando filtros para encontrar só o necessário. Além disso, para auxiliar na gestão financeira, o sistema cria relatórios e é integrado ao TISS.

Esse acompanhamento maior das informações, por exemplo, no controle da inadimplência dos pacientes, otimiza a gestão financeira e melhora os resultados. Com isso, novos investimentos podem ser feitos com mais lucidez e eficiência.

Tenha um software de gestão médico

Todas essas funcionalidades são encontradas nos softwares que automatizam procedimentos em clínicas médicas. Portanto, se você quer ter mais agilidade e praticidade no atendimento aos pacientes, invista em tecnologia.

Em um mundo hiperconectado, apostar nas soluções que promovem automação de tarefas nas clínicas, laboratórios e hospitais é essencial. Em determinados contextos, como este da covid-19, o melhor software é capaz até de romper as barreiras físicas para o atendimento. O futuro chegou, velhas práticas ficaram no passado e o atendimento ao paciente pode ser infinitamente melhor!