Clínicas médicas lidam com um volume grande de informações dos pacientes todos os dias. Nessa rotina, muitos gestores e médicos podem se questionar: como interpretar esses dados? Quais realmente são importantes para a clínica? No texto de hoje, você encontrará essas respostas, entenderá a importância dos relatórios médicos e como encontrar informações confiáveis para a clínica.

Mas, antes de começar, é preciso outro questionamento: sua clínica ainda não encara dados como um importante ativo? É mais do que chegada a hora de mudar! Empresas conseguem se desenvolver com planejamento, organização, definição de metas e acompanhamento dos resultados. Para que tudo funcione, no entanto, é preciso colher e analisar dados, o que reforça a importância dos relatórios médicos e a sua utilidade.

Para auxiliar e otimizar essa demanda, atualmente, existem softwares médicos e sistemas médicos online que permitem a personalização de relatórios médicos, conferindo a eles o olhar especial da sua clínica. Aliás, é isso! Os dados importantes para a clínica só podem ser definidos dentro da clínica.

Essa personalização ajuda na interpretação dos dados da clínica e reduz o tempo necessário para a análise. Utilizando essa ferramenta, você precisa decidir as informações que deseja e precisa visualizar, seleciona o filtro e pronto, consegue ver sua clínica em detalhes e com poucos cliques. Siga a leitura e descubra como isso é possível!

Relatórios Médicos: Como obter dados confiáveis

Agora você será apresentado a uma sequência de funcionalidades e recursos que fazem os dados trabalharem pela sua clínica. Daqui para frente, os relatórios médicos provavelmente não sairão mais do seu dia a dia no consultório! A seguir, veja algumas estratégias usadas para garantir que os dados obtidos pela clínica sejam confiáveis.

Filtros de busca

Os sistemas online desenvolvidos para ajudar na gestão dos dados das clínicas permitem a visualização dos prontuários com o uso de filtros. Eles servem para criar um relatório específico, dependendo da necessidade da clínica. É possível, por exemplo, separar os dados por características do paciente ou ainda por medicamentos ministrados.

Personalização de campos no cadastro 

Atualmente, sua clínica colhe apenas o básico que está definido pelo sistema no cadastro do paciente? Que tal ir além do preenchimento dos campos fixos? Os melhores sistemas online para clínicas médicas têm um recurso muito útil no cadastro de informações: a criação de novos campos no cadastro de pacientes.

Essa funcionalidade pode atender melhor a necessidade de cada clínica. Um ótimo exemplo a ser lembrado é dos especialistas em pediatria, que precisam registrar os dados do pai ou responsável. Com a possibilidade de criar novos campos no cadastro, essa tarefa é concluída perfeitamente.

Receitas personalizadas

Em parceria com sistemas online que otimizam a gestão da sua clínica e os relatórios médicos, você consegue prescrever a partir de uma base com mais de 30 mil medicamentos e que é atualizada todos os dias.

Além disso, consegue melhorar a adesão dos pacientes aos medicamentos com a prescrição digital. Seguindo os registros mais recentes da Anvisa, é possível buscar medicamentos com o nome comercial, químico ou com suas fórmulas manipuladas.

Padronização de guias TISS

Configurar modelos de guias, facilitando o preenchimento das informações e economizando tempo nesse trabalho também é possível. Clínicas médicas sempre devem seguir as normativas da Agência Nacional de Saúde. Além de gerar os arquivos de produção, sistemas médicos robustos fazem a impressão da guia nos padrões da ANS.

Nesses sistemas, você também pode configurar modelos de guias para serem usados por diferentes convênios. Facilidade e rapidez, tanto para quem solicita um exame, como para quem executa o procedimento.

As vantagens de um software na nuvem

Os relatórios médicos da clínica concentram informações muito importantes e sigilosas, portanto, devem ganhar o máximo de proteção. Os melhores sistemas para a gestão de clínicas médicas estão anos luz à frente em termos de tecnologia e soluções nesse sentido.

Funcionalidades como o compartilhamento dos prontuários, os relatórios automatizados e o backup automático das informações protegem os dados da clínica, trazem mais dados para análise e aumentam a qualidade do atendimento. Mas existem outras. Veja a seguir!

Relatórios financeiros

Os relatórios financeiros são muito importantes, pois oferecem amparo aos médicos na administração da clínica. Os melhores softwares têm uma plataforma específica para o controle financeiro do seu consultório. E pilotar a ferramenta é bem fácil, basta entrar na área de Finanças. Entre as principais funcionalidades estão:

  • Controle de despesas;
  • Integração dos processos;
  • Automatização de informações;
  • Filtros de busca;
  • Faturamento;
  • Lucratividade.

Relatórios de pacientes

Guardar bem as informações dos pacientes também é cuidar da saúde dos clientes e melhorar o atendimento. Os sistemas médicos online que ajudam com relatórios médicos e a administração de clínicas armazenam datas de atendimentos e as informações relevantes dos pacientes. Tudo isso com a possibilidade de personalização.

Um dos mais interessantes recursos disponíveis nessa solução é a mobilidade. É possível ver as informações dos pacientes a partir de qualquer lugar com acesso a internet. Além disso, o compartilhamento de prontuário do paciente com os demais profissionais da clínica também é fácil, rápido e seguro.

Diferenciais de um software em nuvem

Os sistemas médicos online e softwares médicos em nuvem são uma realidade nos tempos atuais, basta pensar no sucesso dessas soluções em diversos setores: indústria de filmes, operações logísticas, comércio varejista. Na medicina, também desempenham um importante serviço, ajudando consultórios com relatórios médicos e em toda a administração do negócio.

Em relação aos antigos e ainda úteis softwares locais, os sistemas em nuvem apresentam alguns diferenciais e ganhos. Podemos destacar o armazenamento de dados, a mobilidade, a segurança e a facilidade de implementação.

E então, é ou não é a hora de olhar para os relatórios médicos e a administração da clínica buscando resultados e um atendimento mais qualificado?