Comodidade, agilidade, praticidade. Todos esses benefícios estão garantidos em um sistema para clínicas médicas. Mais do que isso, essa ferramenta pode simplificar a rotina de atendimento e tornar a clínica moderna e digital

Como tudo isso é possível? A resposta é muito simples: tecnologia! É ela quem dita as regras em muitos setores e na medicina não é diferente.

As ferramentas tecnológicas disponíveis no mercado vieram para facilitar todo o trabalho de gestão e rotinas do consultório. Os melhores sistemas centralizam e otimizam diversas atividades para todos os profissionais da clínica e também aumentam a satisfação dos pacientes e seus familiares, contribuindo para melhorar até a rentabilidade do negócio.

Pronto para estabelecer um novo padrão de relacionamento com os pacientes? Disposto a facilitar a rotina dos médicos e demais profissionais? Com um sistema para clínicas médicas sua empresa alcançará esse e outros objetivos. 

Siga a leitura e conheça os caminhos para ter uma equipe mais produtiva, uma empresa mais rentável e obter segurança através dos dados da clínica.

O que é um sistema para clínicas médicas 

Um sistema para clínica médicas é uma ferramenta capaz de ajudar na administração e organização da empresa. Com ele, muitos processos são automatizados, tornando as atividades mais rápidas e tirando os profissionais de tarefas que podem ser feitas com automação.

A tecnologia permite que todos tenham mais controle sobre as informações, além de mais facilidade para encontrá-las na base de dados. Atualmente, os sistemas para clínicas médicas podem ser online (baseados em nuvem) ou offline (dependendo de um servidor). 

Utilizando qualquer um dos modelos, sua clínica executará os processos de forma mais prática, com mais controle sobre as informações e procedimentos do consultório. Tudo isso com integração entre os setores, permitindo que os gestores acessem os dados gerenciais da clínica com mais facilidade. 

Por isso, o benefício principal do sistema é facilitar o dia a dia dos profissionais na clínica. Os resultados? Aumento da eficiência, da produtividade, da rentabilidade, além de muitas melhorias no atendimento aos pacientes.

Como funciona essa solução

Os sistemas para clínicas médicas foram desenvolvidos especificamente para atender as demandas dos consultórios e oferecer soluções para a rotina dos médicos, funcionários da clínica e até para o paciente, que pode agendar consultas sozinho e de casa por exemplo.

Eles utilizam tecnologia de ponta, métodos de segurança dos dados - em especial para o sistema em nuvem - e respondem com excelência a demanda por armazenamento das informações dos pacientes.

Os sistemas para clínica médicas possuem funções importantes, que dão praticidade e agilidade ao dia a dia na clínica. Um ótimo exemplo disso é a possibilidade de confirmação das consultas por SMS, funcionalidade que reduz as ausências dos pacientes nos dias de exame.

Nunca foi tão fácil automatizar aqueles serviços que, antigamente, eram possíveis somente pela via manual. Essa dependência ficou no passado. Agora, as rotinas de cadastro dos pacientes, agendamento de consultas, prescrições, relatórios, faturamento e outras que vamos descrever a seguir, podem ser realizadas com suporte tecnológico.

Você precisa ter mais controle sobre a gestão empresarial, financeira e o atendimento na clínica? Então, sua busca pode ter êxito com a aquisição de um software médico. Estamos falando de um recurso capaz de otimizar a gestão da clínica de ponta a ponta e colocar um sorriso de satisfação e saúde no rosto dos pacientes.

E tem mais! Você não precisa de horas seguidas de aprendizado antes de ficar pronto para pilotar essa grandiosa nave-mãe. Os melhores sistemas para clínicas médicas são fáceis de entender e comandar. Nos primeiros dias, você e os demais profissionais precisarão de poucos cliques para entregar muito mais eficiência.

As principais vantagens 

Um sistema para clínicas médicas ajuda secretárias, recepcionistas e a equipe de médicos a resolver diversas necessidades e rotinas de trabalho. É uma ferramenta capaz de otimizar a gestão do consultório, melhorar o atendimento e reduzir eventuais falhas. 

Agora, que tal conhecer em detalhes as principais características e vantagens de um sistema para clínicas médicas? Foi isso que preparamos para você nos tópicos seguintes!

Atendimentos

Atendimento é o ponto-chave para todas as empresas. Na área de saúde, então, esse é um dos principais pilares e nada pode falhar. Como é feito o atendimento aos pacientes na sua clínica? Nos tempos atuais, é impossível manter qualquer empresa em evidência e atendendo bem sem usar tecnologia.

Alguns procedimentos ficaram no passado e podem ser otimizados com muito mais desenvoltura pela tecnologia. Para os médicos, agilidade, precisão. Para os pacientes, tratamento rápido, sem deixar de ser humanizado.

Os sistemas para clínicas médicas resolvem tarefas que, normalmente, exigem tempo dos profissionais. As recepcionistas na sua clínica precisam ficar minutos ao telefone resolvendo demandas que podem ser automatizadas? Isso é um problema, pois desperdiça um sagrado tempo que poderia ser dedicado aos pacientes e reduzir a espera.

Outras questões também são importantes: sua clínica se comunica de que forma e por onde com os pacientes fora da consultório? Qual o nível de qualidade da experiência deles nessas situações?

Um sistema para clínicas médicas torna o atendimento personalizado. Doses de tecnologia e excelência são sempre bem-vindas. Elas ajudam a mostrar que seu atendimento é atencioso dentro e fora do consultório.

Diagnóstico

E o diagnóstico é feito de que forma? Os sistemas para clínicas médicas também dispõem de recursos que facilitam o diagnóstico médico. Você poderá acessar um banco de dados com imagens para exemplificar os problemas dos seus pacientes.

O suporte de informações do software que pode ser encontrado com muita facilidade também facilita o trabalho do médico no diagnóstico para o paciente. Assim, a ferramenta contribui dando mais assertividade ao médico e tranquilidade ao paciente.

Organização

Se a organização deixa a desejar dentro da sua clínica, isso precisa mudar o quanto antes. Desorganização costuma ser o principal fator para aumentar a espera dos pacientes, uma péssima forma de lidar com os seus clientes no atendimento.

Atrasos também devem ser evitados nas clínicas médicas. Mas a desorganização no ambiente da clínica costuma dificultar toda atividade, gerando atrasos.

O sistema para clínicas médicas também pode contornar esse problema porque como vimos há pouco, torna sua equipe produtiva, automatizando tarefas e dando suporte nas demandas de organização.

As ferramentas que facilitam a gestão da clínica também são responsáveis por organizar o negócio. Além disso os sistemas para clínicas médicas podem conter funcionalidades para você analisar o fluxo de caixa e enxergar onde a clínica pode melhorar para atingir o crescimento.

Administração

Muitas profissões se deparam com esse desafio: lidar com as demandas específicas da área e adquirir noções de administração para conduzir a empresa. Realmente, saber administrar é importante, mas essas tarefas não podem tirar o médico da sua atribuição: oferecer o melhor atendimento ao paciente para resolver seus problemas de saúde. 

Felizmente os sistemas para clínicas médicas também podem otimizar a gestão da clínica enquanto negócio. Os melhores sistemas geram relatórios e gráficos automáticos relativos às atividades do consultório.

Desse modo, os gestores podem monitorar a situação financeira da clínica. Dados como o número de consultas realizados no mês são importantes para definir e perseguir melhorias. Sabe aquelas decisões mais assertivas e baseadas em dados? É exatamente sobre elas que estamos falando!

Faturamento

Vamos mais a fundo nessa questão. Afinal, a gestão financeira costuma ser um dos principais motivos capaz de fechar as portas dos consultórios antes do tempo. Segundo pesquisa do IBGE, 60% das clínicas fecham antes de completar 5 anos por problemas na gestão financeira.

O controle financeiro deve ser impecável no consultório. Para isso, alguns processos devem ser seguidos a risca e, com um sistema para clínicas médicas, essa demanda é amplamente facilitada, dispondo de ferramentas que simplificam a consulta de informações.

Isso quando o sistema tem um serviço completo de finanças, que gera relatórios relevantes e automáticos, mostra o saldo geral do consultório e os procedimentos que estão trazendo mais rentabilidade para a clínica. Quer mais benefícios? Veja a seguir!

  • Controle de faturamento de consultas, procedimentos, com diversos relatórios;
  • Relatórios de faturamento, com filtros por prestador, paciente, procedimentos é convênios;
  • Tabelas AMB, CBHPM, TUSS, personalizadas para os convênios;
  • Estatísticas de faturamento e convênios com gráficos e porcentagens;
  • Módulo TISS completo, com diversas configurações para facilitar e automatizar o preenchimento de guias;
  • Geração e envio de lotes XML de guias padrão TISS por prestador;
  • Controle de lotes enviados, com opção de impressão para conferência;
  • Contas a pagar, receber e fluxo de caixa.

Integração de todos os setores

Os dados da sua clínica estão espalhados? Encontrar informações importantes costuma levar um bom tempo? O financeiro trabalha de uma forma, as recepcionistas e secretárias de outra? O alerta precisa ser acionado.

O dia a dia na clínica é sempre repleto de compromissos e pequenas tarefas. Um sistema para clínicas médicas pode cumprir a tarefa primordial de centralizar as informações e integrar os diferentes setores.  

Você e os profissionais da clínica terão acesso ao que precisam. É o que é melhor, caso adote o sistema em nuvem, essas informações podem ser obtidas a qualquer hora, de qualquer lugar com internet. Sua clínica 100% acessível? Agora é possível. 

Esqueça aqueles atendimentos feitos na pressa para conseguir completar toda a demanda. O fluxo de informações é amplamente facilitado com o uso de sistema para a gestão da clínica. 

As melhores soluções do mercado possuem chat interno, que facilita a comunicação dos profissionais. Em síntese, mais facilidade para localizar dados dos pacientes e para se comunicar com todas as áreas. Quem agradece é o paciente, que recebe mais atenção e o merecido cuidado.

Os recursos mais relevantes

Estamos chegando na conclusão do artigo. Você acaba de conhecer inúmeras contribuições de um sistema para clínicas médicas. Agora que tal ficar por dentro daquele recursos mais relevantes nesses softwares. Certamente, em breve, você estará gerenciando a clínica com a ajuda deles.

Agendamentos

O agendamento de consultas nunca foi tão prático e fácil do que na era dos sistemas para clínicas. Agora, os pacientes podem fazer esse tipo de agendamento de casa, de forma online, encontrando os horários disponíveis na agenda da clínica. Um recurso e tanto para trazer comodidade ao paciente e seus familiares. 

O agendamento online também reduz os erros no cumprimento dessa demanda e é feito sem complicações. O paciente escolhe o horário e o sistema notifica a clínica, que precisa apenas confirmar o pedido. Atendimento ágil, moderno e eficiente.

Controle de estoque

O cadastro de materiais e dos medicamentos, com registro de entradas e saídas, é outro importante recurso de um sistema para clínicas médicas. Assim, é mais fácil gerenciar os recursos da clínica e combater a perda e desperdício de materiais. Tudo isso é possível com suporte de relatórios sobre a movimentação desses produtos.

Diversos relatórios e estatísticas

Os melhores sistemas possuem diversos modelos de relatórios para subsidiar o dia a dia e o atendimento na clínica. Eles podem ser visualizados na tela do computador ou na versão impressa.

  • Relatório de cadastro de pacientes, com opção de filtros e pesquisas nos campos do cadastro;
  • Relatório de estatísticas de convênios, pacientes e faturamento;
  • Relatório de agendamentos, também com opções de filtros.

Reconhece a importância das estatísticas para o gerenciamento da empresa? Então, você vai se surpreender com as funcionalidades dos sistemas desenvolvidos para clínicas e consultórios. Com eles, você terá a acesso a todos os dados clínicos, além de gráficos e números selecionados.

  • Pesquisa sobre convênios com filtros por pacientes, consultas ou procedimentos;
  • Pesquisa sobre dados clínicos com filtros por consultas ou dados do pacientes;
  • Pesquisa sobre pacientes, com filtros sobre todos os campos do cadastro;
  • Pesquisa sobre faturamento, com opção de seleção mensal ou anual;
  • Estatísticas em porcentagens ou números.

Prescrição digital via internet

A Prescrição Digital nada mais é do que o gerenciamento das receitas médicas do início ao fim. Isso quer dizer mais controle desde a origem no consultório, clínica ou posto de atendimento, até a distribuição e venda do medicamento prescrito nas farmácias, drogarias e também nas unidades públicas de saúde, como os postos de saúde. 

A seguir, veja as principais vantagens do sistema para clínicas na prescrição digital:

  • Acesso a cadastro de mais de 16 mil medicamentos atualizados;
  • Medicamentos atualizados semanalmente;
  • Consultas rápidas a posologias.

A importância de um sistema para as necessidades da clínica

Por todas as facilidades que os recursos trazem para o dia a dia das clínicas, é simples entender por que algumas conseguem um salto de qualidade no atendimento aos seus pacientes. Elas estão contando com a ajuda de um sistema que proporciona as soluções essenciais para melhorar o desempenho das operações. 

Sua clínica tem que acompanhar essa evolução no mercado e entregar um novo padrão de atendimento aos pacientes. Nós dividimos os segredos e aplicações dos melhores sistemas para clínicas médicas. Agora, você deve encontrar o sistema mais adequado às necessidades da sua clínica. Mas nós também podemos ajudar nessa busca. 

O MDMED desenvolve tecnologia para clínicas de saúde mais de 22 anos. Sem dúvidas, a opção indicada para modernizar e qualificar o atendimento no seu consultório.